Vereadores cobram manutenção de Patrimônio Histórico em Aiuruoca-MG

DSC00119

Os Vereadores de Aiuruoca-MG, Mário de Arimatéia dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Aiuruoca, Francisco Lázaro Corrêa, Secretário e o Mauro dos Santos encaminharam aos órgão responsáveis pela manutenção dos Patrimônios Históricos em Minas Gerais, um pedido de esclarecimentos sobre um bem histórico de Aiuruoca que não está sendo devidamente cuidado, conforme determina a legislação atual.

O bem em questão é a Rua Felipe Senador, patrimônio Histórico Tombado pelo Município de Aiuruoca desde 2006. Esta rua é uma das mais antigas e significativas de nossa cidade, existente desde os primórdios do então Arraial de Ajuruoca. Atualmente, possui ao longo do seu trajeto construções mais modernas, que convivem com edificações quase seculares, destacando a sua pavimentação em paralelepípedo, um dos tipos de calçamento mais antigo nas áreas urbanas e que, de maneira indiscriminada, sofre um verdadeiro descaso por parte do executivo municipal e seus órgãos correlatos ao patrimônio histórico cultural.

O ofício também foi enviado à Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais (108/2014), Promotoria de Justiça da Comarca de Aiuruoca (107/2014) e ao Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Aiuruoca  (104/2014).