Ofício 185/2023

Ofício: nº. 185/2023

Do: Vereador Alarcon Antônio Delfim

Para: Prefeito Municipal de Aiuruoca

Assunto: Devolutiva da comunidade Escolar do Tamanduá sobre a reunião realizada com o Prefeito dia 28/11/2023

Data: 12/12/2023

Exmo. Sr. Erlisson Vitor Lopes,

Venho por meio deste, representar a comunidade escolar da Escola Municipal do Sagrado Coração, situada no Bairro rural do Tamanduá em Aiuruoca, que através desse instrumento incluem dados e reiteram as solicitações a partir da reunião com o Prefeito Erlisson ocorrida no dia 28/11/2023.

1) A comunidade entende como prioridade a alteração da direção como essencial para que a parceria escola/pais/comunidade tão necessária possa acontecer. Para que isso fosse efetivado a partir dessa diretoria já foram feitos os seguintes movimentos, sem nenhum retorno:

1. A) Sugestão da configuração da reunião de pais, onde inclua espaço para que os pais possam participar do processo dando ideias e oferecendo suas ajudas práticas para os desafios enfrentados por professores, e/ou outras demandas que seriam muito beneficiadas com uma rede de apoio maior.
  2. B) Sugestão de gestão com pequenas práticas coerentes e sustentáveis que alicercem os conceitos abordados na semana do meio ambiente. Sem retorno.
  3. C) Os pais se propuseram, junto da professora Cleide, a doarem o material e fazerem um mutirão de plantio de árvores frutíferas na escola para benefício de todos. Sem retorno.
  4. D) Alunas com base em acontecimentos dentro do convívio escolar, fizeram um projeto na tentativa de ajudar os colegas (garotos) a compreenderem o que era além do limite e seria desrespeito, ajudando então no processo educacional. Sem retorno.
  5. E) O grupo de WhatsApp da escola que era aberto para que pais pudessem enviar perguntas e sugestões foi fechado para a comunidade escolar, ficando disponível para fala somente do administrador. Até este momento entendemos que seria importante que os avisos pudessem estar claros no grupo, desta forma a próxima medida foi fazer um novo grupo para que pudéssemos nos reportar à direção como coletivo sugestões, agradecimentos, oferecimento de ajudas e reflexões. Essa foi uma ação para que o slogan da escola “Escola e Família: uma parceria de sucesso” pudesse se tornar real.

Esse grupo de WhatsApp existe, mas a direção nunca se manifestou sobre nada.

1. F) Mesmo que nosso espaço em reunião não tenha sido oficializado, estamos ativos, falamos e pedimos a palavra, nunca recebemos um resumo de reunião que inclua o que falamos, somente o que a direção traz.
  2. G) Sugerimos conversas com funcionários para ter contato com a realidade deles diante desse assunto, do que sabemos não é tão diferente.

Citamos aqui alguns poucos exemplos sobre essa gestão, afirmamos que temos um apreço pessoal pela pessoa Helen, porém suas qualidades, ao nosso ver, poderão ser melhor aproveitadas em outro cargo.

POR ESSE MOTIVO PRECISAMOS DE UMA RENOVAÇÃO NA DIREÇÃO PARA O PRÓXIMO ANO 2024 A COMUNIDADE ESCOLAR PEDE AO PREFEITO ERLISSON QUE NOS DÊ A OPORTUNIDADE ESCOLHERMOS JUNTOS UMA NOVA DIREÇÃO. PARA VIABILIZAR O FUTURO DESSA ESCOLA EM AÇÃO CONJUNTA ENTRE O PREFEITO E COMUNIDADE ESCOLAR.

2) Necessidades apresentadas pelos alunos: neste momento, a comunidade focou em infraestrutura, para dividir as demandas em passos para construí-las juntos no futuro, incluindo também doações. Nossa solicitação é de retornarmos às aulas (ano letivo de 2024) com a estrutura sem oferecer riscos:

1. A) Manutenção da instalação elétrica (14/11/2023 houve um curto-circuito na Escola)
  2. B) Banheiros: com mau cheiro por conta da infiltração, portas quebradas, descargas não funcionais, pisos soltos, terreno propício para acidentes com as crianças diariamente.
  3. C) Manutenção no bebedouro (refrigeração e filtro), os galões estão sendo preenchidos com água do bebedouro.
  4. D) Infiltração de água em vários pontos da escola.
  5. E) Reparos no telhado com vedação da entrada de pássaros com retirada dos ninhos (as crianças muitas vezes sofrem com coceiras devido aos piolhos que caem). Goteiras estão caindo nos materiais escolares e na semana anterior os livros da biblioteca estavam secando ao sol depois de uma chuva intensa, muitos foram perdidos;
  6. F) Dedetização para combate de piolhos;
  7. G) Troca das calhas;
  8. H) Manutenção das paredes com reboco e pintura;
  9. I) Manutenção periódica na captação de água, principalmente nos períodos de chuva;
  10. J) Restauração do parquinho (pregos expostos, madeiras soltas) crianças rasgam as roupas e se machucam constantemente, o parquinho que deveria ser um momento de alegria é um risco constante para as crianças;
  11. K) Manutenção das portas e janelas, vidros quebrados e pontiagudos oferecem perigo aos alunos diariamente;

L)Limpeza da caixa d’água;

3) Devido ao altíssimo número de crianças necessitadas de atendimento psicológico e da dificuldade enorme da família de área rural sair da localidade, ou até assimilar a necessidade de tratamento psicológico para seu filho, vemos como essencial a presença de um profissional da psicologia especializado em criança e adolescente na Escola. Ao nosso ver, essa é uma ação inteligente e estratégica da parte da prefeitura, já que trata na base um problema gravíssimo que no limite, só esse ano, levou a uma tentativa e um suicídio efetivo nessa comunidade; no mais, temos muito casos de autismo e outros casos não diagnosticados que geram dificuldade para famílias, direção e professores.

Contudo, a comunidade reitera ao prefeito suas solicitações como mais uma medida de tentar solucionar as questões essenciais acima citadas.

Certo de contar com o Vosso apoio, coloco-me a disposição para eventuais necessidades.

Alarcon Antônio Delfim

Vereador da Câmara Municipal