Moção de pesar 01/2019 – João Senador

MOÇÃO DE PESAR Nº 01/2019

Apresentamos à Mesa, ouvido o Plenário e dispensadas as formalidades regimentais, Moção de Pesar, pela passagem do Ex-prefeito de Aiuruoca, Sr. João Senador, ocorrido no dia 29 de dezembro de 2018, em Aiuruoca.

Sr. João Senador

Nascido em Aiuruoca, no dia 23 de março de 1928, filho do Ex-vereador e Ex-prefeito de Aiuruoca, Sr. Felipe Senador e Ana Arnaut Senador. Foi casado com Lizete Alexandrina Senador com quem teve 4 filhos, a saber: Rosária, Paulo, Giovani e Patricia.

Homem honrado, honesto e com olhar voltado para o futuro, Sr. João Senador herdou o sangue do pai, tornando-se um dos mais importantes pilares da política aiuruocana, legado que posteriormente transmitiu a dois de seus filhos, o saudoso Sr. Giovani Senador e o Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Sr. Paulo Roberto Senador.

De sua vida pública, o Sr. João Senador deixou-nos um legado que, por certo, exigiu-lhe grandes sacrifícios, mas, a quem o destino soube oferecer a mais confortadora das recompensas: a de servir à sua terra. Eleito Prefeito de Aiuruoca em 1983, permaneceu no cargo até 1988, e mesmo sem o apoio político das esferas federais, estaduais, municipais, trabalhou incansavelmente para o crescimento de Aiuruoca. Sua gestão foi marcada por um significativo avanço em diversas areas, epecialmente em infraestrutura, as quais executou com recursos próprios.  Muitos de seus feitos se refletem até nossos dias, os quais,  assinalamos alguns deles:

• Levou iluminação para 14 bairros rurais, dentre eles: Engenho, Pinhal, Furnas de Cima, Furnas de Baixo, Ponte Alta, Nogueiras, Pedra, Quatro Óleos, Tamanduá, Guapiara, dentre outros.
  • Reconstruiu as pontes, ora de madeira para concreto: ponte sobre o ribeirão do Papagaio (Pocinho), Ponte do Isidoro (José Bernardo), Ponte sobre o Rio Aiuruoca (Tamanduá), Ponte nas Furnas de Baixo (Manoel Eleitério), Ponte do Córrego do Cangalha e uma ponte na localidade Ponte de Pedra.
  • Adquiriu o imóvel da antiga feculária, hoje centro Administrativo Municipal.
  • Adquiriu o imóvel que serviu muitos anos de residência aos Magistrados da Comarca de Aiuruoca, hoje, sede de Promotoria da Justiça.
  • Concluiu o prédio do Posto de Saúde da cidade.
  • Construiu o primeiro posto de Saúde do Bairro do Pinhal.
  • Calçou e construiu toda a rede de esgoto com manilhas de 40 polegadas da Rua Felipe Senador, que parte desde o Supermecado União até ao Centro Administrativo Municipal.
  • Construiu a Escola da Capoeira Grande, hoje extinta.
  • Construiu o reservatório de água, com capacidade para 175 mil litros.
  • Reformou e revilatizou o Jardim da Praça Monsenhor Nagel.
  • Foi o criador do Carnaval de rua de Aiuruoca.

Nâo obstante a sua vida pública, Sr. João Senador foi um homem generoso para com os menos favorecidos, sua casa era franqueadas a todos, extendia-lhe as mãos àqueles que lhe pediam ajuda. Amigo de todos, irreverente, era dono de um senso de humor sem igual, divertia e sempre tirava um sorriso do rosto das pessoas. Sr. João Senador foi homem raro, filho dileto de nossa amada Aiuruoca, guardião de nossas tradições políticas e culturais, deixou-nos no dia 29 de dezembro de 2018.

Com estas considerações é que propomos a presente moção de pesar pelo falecimento do Ex-prefeito, Sr. João Senador, pai de dois chefes políticos de nossa comunidade, o saudoso Ex-vereador Sr. Giovani Senador e do Ex-vereador, Ex-presidente da Câmara e atual Prefeito Municipal, Sr. Paulo Roberto Senador, irmão da saudosa Ex-prefeita Sra. Maria Nilse Senador, irmão do Ex-prefeito, Ex-vereador e Ex-presidente desta Casa Legislativa, Sr. Felipe Badóglio Senador.

Que se dê conhecimento ao seu filho Exmo. Sr. Prefeito Municipal, a  viúva e aos demais familiares, bem como a todos os cidadãos, pela perda inestimável que se fez acontecer.

Sala das Sessões, 18 de fevereiro de 2019.

Autoria da Mesa Diretora:

_________________________

Ivair Corrêa