MOÇÃO DE PESAR Nº 07/2017

Apresentamos à Mesa, ouvido o Plenário e dispensadas às formalidades regimentais, Moção de Pesar, pela passagem da Senhora Gilda Carvalho Martin, ocorrida no dia 12 de setembro de 2017.

Gilda Carvalho Martin

Gilda Carvalho Martin, nascida em Aiuruoca no dia 08 de outubro de 1942, filha de Humberto de Azevedo Carvalho e Alexandrina de Souza Carvalho, Iniciou seus estudos no Colégio Santa Edwiges, em Aiuruoca, posteriormente nos
colégios Nossa Senhora Aparecida, em Passa Quatro, e no Colégio Franciscano, em São Paulo terminou seus estudos. Logo formada, exerceu o Magistério com zelo e dedicação, fato que marcou toda sua trajetória de vida. Transferiu-se para a cidade do Rio de janeiro, lá permanecendo por quase três décadas.
Foi casada com Nelson Villela Martin, tendo os seguintes filhos: Glaucia, Cláudia e a caçula, Gleice, além dos netos Pedro Henrique, Luiz Felipe e Ana Clara.
Gilda Carvalho Martin era detentora de um grande talento musical, tanto que foi por muitos anos professora de piano e uma das fundadoras do “Coral Vozes de Aiuruoca” onde, além de atuar com sua magnifica voz, ajudou na formação musical de diversos moralistas.
Inspirada na alma caridosa de sua mãe, estava sempre militando nas causas sociais de nossa comunidade, promovendo e colaborando em campanhas que visavam o bem estar dos menos favorecidos de Aiuruoca.
Sua alma de educadora se fez sentir junto a Creche “Alexandrina de Souza Carvalho” instituição que se dedicou de corpo e alma por interruptos 20 anos. Sob seu comando, aquela entidade floresceu ética, moral e fisicamente, tanto que seus frutos são colhidos até a presente data. Aiuruoca jamais se esquecerá do excepcional legado educacional deixado pela saudosa mestra Gilda Carvalho Martin: a educação dos pequenos aiuruocanos, pois, as nossas esperanças de um futuro melhor, reside nas sementes.
Após labutar por anos em prol de nossa terra, Gilda Carvalho Martin aposentou-se, porém, como mulher de garra e grande fibra, dedicou-se por inteira à manutenção da arte que amava: a música de nossa terra. Impossível desvencilhar as tradicionais manifestações culturais e religiosas de nossa terra de sua pessoa. A Semana Santa de Aiuruoca ficou órfã da primeira voz que sustentava o “Coral Vozes de Aiuruoca”. As Solenes missas, as apresentações culturais, os ensaios, as tocatas ao órgão não mais ouvirão a sua voz, porque Gilda Carvalho Martin deixou-nos em 12 de setembro de 2017. Contudo, legou-nos um grande exemplo a seguir: o seu amor, o seu trabalho e sua dedicação por Aiuruoca, terra que tanto amava.

Que se dê conhecimento a seus familiares, bem como a todos os cidadãos, pela perda inestimável que se fez acontecer.

Sala das Sessões, 02 de outubro de 2017.

Francisco de Assis Barros

Roni Roberto Pena