Ata da 20ª Reunião Ordinária de 2015 da Câmara Municipal de Aiuruoca

Ata da 20ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 16 (dezesseis) de novembro de 2015 (dois mil e quinze), no salão da Câmara Municipal, às 19h (dezenove horas). Presidente Willer da Silva Maciel, Vice- presidente Mário de Arimatéia dos Santos, Secretário Francisco Lázaro Corrêa. Aos 16 (dezesseis) dias de novembro do ano de dois mil e quinze (2015), reuniram-se os vereadores: José Mauro Amaral, João Batista de Frias; Antônio de Pádua Barros; Mauro dos Santos; Willer da Silva Maciel; Lázaro Hélio da Silva; Francisco Lázaro Corrêa; Mário de Arimatéia dos Santos e Rafael de Andrade. Verificando a lista de presença e constatando o número regimental legal, o Sr. Presidente declarou aberta a Reunião convocada previamente. Em seguida, leitura e discussão da ata anterior que, após lida e aprovada, vai por todos assinada. O vereador Sr. Mário de Arimatéia dos Santos expôs sua opinião em relação à ata que, embora seja um resumo, deve ser um pouco mais detalhada. O Sr. Presidente disse que estava seguindo o Regimento Interno da Câmara. O Sr. Mário de Arimatéia expressou que as discussões deveriam ser mais elucidadas. Antes de dar continuidade à pauta, o Sr. Presidente agradeceu a presença do vereador Sr. Geraldo Magela de Barros Mendes Filho da cidade de Liberdade, do vereador Sr. Carlos Adriano de Carvalho da cidade de Arantina, agradeceu também a presença dos cidadãos Sr. José Lázaro da Silva e Sr. Amaurí. Dando sequência, distribuição do Projeto de Lei 12/2015- “Aprova o Plano Municipal de Saneamento Básico- PMSB, Instituiu o Fundo Municipal de Saneamento Básico- FMSB e dá outras providências” e distribuição do Projeto de Lei 13/2015- “Dá nova redação ao art. 5º, inciso I, da Lei Municipal nº 2.356/2014”. Logo após, foi feita a leitura do Requerimento 07/2015. Posteriormente, passou- se para as comunicações em que o Sr. Presidente fez uma convocação para Reunião Extraordinária da Câmara no dia 23 (vinte e três) de novembro às 19:00 h, para a votação do Projeto de Lei 13/2015. O vereador Sr. Mário de Arimatéia explicou que todas as Comissões precisarão reunir para fornecerem os pareceres relativos ao Projeto. Dando seguimento, passou- se para o Grande Expediente, o vereador Sr. Mauro dos Santos fez uso da palavra para apresentar o Requerimento 07/2015. Ele explicou que quis fazer o referido requerimento porque sentiu um certo descaso do Executivo em não responder o ofício que ele já havia enviado, no dia 08 (oito) de junho do corrente ano, fazendo as mesmas indagações contidas no requerimento, sobre troca e venda de pneus dos veículos da Prefeitura. O vereador expôs que irá esperar o prazo legal para resposta e, caso não seja respondido, ele encaminhará os ofícios ao Ministério Público. A seguir, o Requerimento 07/2015 foi colocado em discussão. O vereador Sr. Mário de Arimatéia dos Santos expôs sua opinião e como os vereadores estavam aptos para votar o Requerimento 07/2015 foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade de votos. Depois, o vereador Sr. José Mauro Amaral fez uma sugestão para que os requerimentos sejam feitos de uma forma diferente, que, primeiramente, o vereador faça, assine e envie ao Plenário e, depois de aprovado, os nomes de todos os vereadores sejam afixados. O vereador Sr. Mauro dos Santos explicou que pediu que colocasse seu nome na Secretaria, mas foi informado que eram colocados os nomes de todos os vereadores. O vereador Sr. Mário de Arimatéia dos Santos disse que entende a indagação dos vereadores Sr. José Mauro Amaral e Sr. Mauro dos Santos e que isso é uma mera formalidade, já que o autor é o Sr. Mauro dos Santos e o requerimento vai para a Prefeitura somente assinado por aqueles que concordam e aprovam. Os vereadores explanaram sobre o assunto e ficou decidido que o formato do requerimento será modificado. Dando continuidade, discussão do Projeto de Lei 11/2015 (LOA 2016)- Estima a receita e fixa a despesa do município de Aiuruoca para o exercício financeiro de 2016. O Sr. Presidente , o vereador Sr. Mário de Arimatéia e o Assessor Jurídico explicaram o procedimento de votação em 2º turno do referido projeto. Logo após, a Emenda Modificativa do projeto foi colocada em votação, em 2º turno, e foi aprovada por 07 (sete) votos a favor e 01 (um) contra. Em seguida, o Projeto de Lei 11/2015, com emenda, foi colocado em votação, em 2º turno, o qual foi aprovado por 07 (sete) votos a favor e 01 (um) contra. Dando continuidade, passou- se para as explicações e o vereador Sr. Mário de Arimatéia dos Santos fez o uso da palavra e discorreu sobre uma auditoria que a Câmara realizou em 2009 (dois mil e nove). O Sr. Mário trouxe informações sobre uma ação civil pública que o Ministério Público moveu contra o Sr. Ari Lopes dos Santos e, consequentemente à administração de 2005/2008. O vereador expôs que a decisão da justiça, em 1ª instância, foi a condenação do ex- prefeito Sr. Ari Lopes a indenizar o município em R$ 1.998.187,20 (um milhão, novecentos e noventa e oito mil, cento e oitenta e sete reais e vinte centavos) ou 8 (oito) anos de direitos políticos cassados e 5 (cinco) anos sem permissão para contratar com o Poder Público. O Sr. Mário disse que, em 2009 (dois mil e nove), os vereadores da época perceberam que a Prefeitura mantinha alguns gastos sem a realização de processos de licitação. Após essa constatação, a Câmara contratou uma empresa especializada para analisar os referidos gastos e confirmou que havia irregularidade. Após passar em Plenário, e ao ser aprovado por unanimidade um requerimento, o Sr. Mário foi autorizado a enviar o laudo para autoridades competentes. Então, o judiciário condenou a administração de 2005/2008, porém o condenado ainda pode recorrer. O vereador também declarou que, por enquanto, a Câmara não fez o levantamento de 2001 a 2004. O Sr. Mário disse que os vereadores não podem deixar esse fato passar em branco e afirmou que esta foi uma ação fiscalizadora da Câmara. Depois, o Sr. Presidente informou que, 10 (dez) minutos após o término da reunião, a Tribuna Livre seria usada pelo Sr. Carlos Augusto Siqueira da Rocha. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a Reunião mandando que se lavrasse a presente ata a qual, após lida e aprovada, será por todos assinada.