Ata da 21ª Reunião Ordinária de 2015 da Câmara Municipal de Aiuruoca

Ata da 21ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 02 (dois) de dezembro de 2015 (dois mil e quinze), no salão da Câmara Municipal, às 19h (dezenove horas). Presidente Willer da Silva Maciel, Vice- presidente Mário de Arimatéia dos Santos, Secretário Francisco Lázaro Corrêa. Aos 02 (dois) de dezembro do ano de dois mil e quinze (2015), reuniram-se os vereadores: José Mauro Amaral, João Batista de Frias; Antônio de Pádua Barros; Mauro dos Santos; Willer da Silva Maciel; Lázaro Hélio da Silva; Francisco Lázaro Corrêa; Mário de Arimatéia dos Santos e Rafael de Andrade. Verificando a lista de presença e constatando o número regimental legal, o Sr. Presidente declarou aberta a Reunião convocada previamente. Em seguida, leitura e discussão da ata anterior da ata da 7ª reunião extraordinária da Câmara que, após lidas e aprovadas, vão por todos assinadas. Dando sequência, distribuição do convite da Polícia Militar para a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Logo após, o Sr. Presidente solicitou urgência nos pareceres referentes ao Projeto de Lei 14/2015- “Dispõe sobre a alteração da contribuição para custeio de iluminação pública- CIP” e também pediu para reunirem mais cedo, pois o horário das 4 (quatro) da tarde é muito atribulado. Dando continuidade, passou- se para o grande expediente e o Projeto de Lei 12/2015- “Aprova o Plano Municipal de Saneamento Básico- PMSB, Institui o Fundo Municipal de Saneamento Básico- FMSB e dá outras providências” foi colocado em discussão. Os relatores das comissões fizeram a leitura de seus pareceres. Após discussões, o referido projeto foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade de votos. Dando seguimento, eleição da Mesa Diretora para 2016 (dois mil e dezesseis). O Sr. Presidente indagou se algum vereador interessava em lançar uma chapa, como não havia interesse o Sr. Presidente anunciou a chapa única composta pelos vereadores: Presidente Mário de Arimatéia dos Santos, Vice- presidente José Mauro Amaral e Secretário Francisco Lázaro Corrêa. A votação foi aberta e a chapa única foi eleita por 08 (oito) votos a favor e 01 (um) contra. A  Mesa Diretora para o ano de 2016 (dois mil e dezesseis), composta por: Presidente Mário de Arimatéia dos Santos, Vice- presidente José Mauro Amaral e Secretário Francisco Lázaro Corrêa, tomará posse automaticamente no dia primeiro de janeiro de 2016 (dois mil e dezesseis). A futura Mesa Diretora discursou sobre o assunto.  O Sr . Mário de Arimatéia explicou que quem ocuparia o cargo de Presidente era o Sr. José Mauro Amaral, porém, devido a muitos compromissos, optou por ocupar o cargo de Vice- Presidente. O Sr. Mário agradeceu ao Sr. José Mauro pela confiança e aos companheiros pelo apoio. Depois, o Sr. José Mauro explicou que, devido a muitos compromissos, ele viaja bastante e não seria um bom presidente e decidiu renunciar à candidatura, não por incompetência, mas para um melhor desenvolvimento desta Casa, então transferiu o cargo de presidente para o Sr. Mário. O Sr. Francisco Lázaro Corrêa agradeceu ao Sr. José Mauro e aos vereadores pelo apoio. Dando continuidade, o vereador Sr. Mário de Arimatéia dos Santos fez uso da palavra. Primeiramente, ele parabenizou a empresa INOVE pelo congresso de vereadores. O vereador expôs que na viagem a Belo Horizonte para participar do congresso ele dedicou-se para conseguir recursos para o município e participou de reuniões com as empresas de telefonia Vivo e Oi. Na reunião com a Vivo, foi falado que para ampliar o sinal em nosso município é preciso inscreve- lo ao programa Minas Comunica II, porém esse programa só atenderá distritos, como nossa cidade não possui distritos não será atendida, mas o sinal da operadora será reforçado. Na reunião com a direção da operadora OI, foram propostos alguns benefícios, como por exemplo, a ampliação da capacidade de internet. A direção da operadora também relatou que fará um estudo na torre do município e se ela comportar poderá dispor do sinal da OI. Para finalizar, o Sr. Mário informou que a reportagem sobre as reuniões já está no site da Câmara. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a Reunião mandando que se lavrasse a presente ata a qual, após lida e aprovada, será por todos assinada.