Ofício 127/2015

Assunto: Solicitação (faz)

Data: 26/10/2015

Excelentíssimo Sr. Deputado

Vimos através deste solicitar uma intervenção de V.Sa junto a operadora OI para a melhoria e ampliação do Velox bem como a colocação de uma torre para sinal de telefonia móvel da OI na cidade de Aiuruoca-MG.

A demanda por mais velocidade na internet vem crescendo pois, estamos em um mundo cada vez mais conectado e com a grande demanda e produção de conteúdos de alta definição (FULL HD) nós, aiuruocanos, ficamos sem acesso as estas produções. Imagine ficar esperando 2h para carregar um vídeo de aproximadamente 10min. Hoje esta é a nossa realidade.

A cidade de Aiuruoca é uma rota de turistas nacionais e está crescendo a sua procura por turistas de outras nacionalidades. Turistas estes, acostumados com internet de altas velocidades. É o caso de turistas de estrangeiros que estiveram em nossa cidade e, sequer conseguiram utilizar nossa internet.

Em conversa com alguns técnicos da região, apuramos que a OI vem realizando manutenções na principais centrais que distribuem internet para Aiuruoca; como é o caso de Caxambu e São Lourenço que hoje já estão com ampliação de internet para até 35MB.

A cidade de Aiuruoca tem demanda para internet com velocidades de até 10mb.  Existem usuários (pessoas físicas e jurídicas) que necessitam de uma internet mais rápida para o bom andamento de seus negócios e a disponibilização de internet de apenas 1mb para nossa cidade está afetando economicamente estas empresas.

Atualmente os altos valores cobrados por um link de internet dedicado em nossa cidade, inviabilizam sua contratação para um usuário doméstico ou comercial.

Algumas empresas buscam alternativas para o problema acima, pagando contas de outras operadoras com valores fora da realidade de mercado. É o caso dos órgãos públicos de nossa cidade que são onerados em seus cofres.

Cidades como Caxambu, Baependi, Cruzília já tem a opção de ampliação de rede de telefonia móvel e internet da OI. Restando as outras pequenas cidades, como Aiuruoca-MG, a serem enquadradas nesta futura ampliação ou plano de melhorias da operadora. Considerando que a cidade de Aiuruoca é uma cidade sede de comarca e o seu fluxo de atendimento, envolvendo 07 (sete) cidades, chega a aproximadamente 20.000 pessoas.

O PNBL (Plano Nacional de banda Larga) previa a ampliação de sinais de internet e consequentemente, a disponibilização de valores superiores aos atuais, 1MB, mas, até o momento a cidade não foi contemplada.

Lembramos que a cidade de Aiuruoca foi uma das primeiras cidades a contar com instalação de fibra óptica até sua Central OI. Fato este que poderá facilitar muito a disponibilização de uma rede de telefonia móvel e melhorias na internet Velox.

Empresas como Hospital Dr. Júlio Sanderson, demandam por uma internet de alta velocidade para agendamento de procedimentos médicos de urgência/emergência, sofrem com a lentidão da rede. Fato este que poderia ser sanado com a liberação de um plano com uma velocidade maior.

O município foi tema de um belo trabalho de exibição de suas belezas naturais, e diversos documentários foram produzidos. Recentemente, a EPTV/Globo realizou um novo documentário, abrangente sobre nossa cidade. Em outras situações, alguns produtores tentaram chegar na cidade para que se pudesse encaminhar para os seus editores, trechos dos documentários para que fossem exibidos em diversos canais de comunicação mas, a tentativa foi frustrada ao verem que um vídeo de alta definição, demoraria cerca de +/- 100horas para chegar ao servidor.

A liberação conjunta da telefonia móvel da OI, na cidade, atenderia por completo todos os serviços que os usuários necessitam.

Gostaríamos também da possibilidade de agendamento de uma reunião com a direção da operadora Oi para que possamos esclarecer mais alguns pontos do referido assunto.

Certos de podermos contar com o valioso apoio de V. Sa.

Willer da Silva Maciel

Mário de Arimatéia dos Santos