Vereadores visitam SAAE de Cambuquira e Soledade de Minas

Vereadores visitando SAAE de Cambuquira e Soledade de Minas

Dando continuidade à busca por novas soluções para o SÉRIO PROBLEMA de abastecimento de água em Aiuruoca, a Câmara de Aiuruoca através de sua Presidência, realizou um visita as cidade de Cambuquira e Soledade de Minas.

Ambas as cidades recentemente optaram pelo sistema de autarquia municipal (SAAE – Sistema Autônomo de Água e Esgoto), que nada mais é do uma empresa criada pelo município para gerir o abastecimento de água e esgoto na cidade.

Em Cambuquira, os Vereadores, Presidente Mário de Arimatéia dos Santos, Vice-Presdiente Willer Maciel, Secretário Francisco Lázaro, Helinho e Antônio de Pádua, foram recebidos pelo Prefeito Sr. Evanderson Xavier, o Engenheiro Ambiental e diretor presidente do SAAE, Sr. Gustavo Furtado Borges e a diretora administrativa Inilce Bastos que prontamente contou a luta que foi para que o projeto do SAAE fosse implantado.

A lei de criação do SAAE é de 2004, porém, o Executivo da época não colocou o projeto em ação. Havia interesse por parte do Governo do Estado que a COPASA se instalasse no município e por isto, somente em 2009, com o mandato do atual prefeito, é que foi possível dar o pontapé inicial para a idealização do Projeto. A partir de então, foi protocolado junto a FUNASA, através do PAC1, um projeto para melhorias na estação de captação, elevatória de água-adutora e estação de tratamento.

Com o projeto pronto e entregue na FUNASA, o município foi selecionado e contemplado com mais de R$ 2 milhões de reais. Como este investimento, foi possível inaugurar, em março deste ano, a estação de tratamento.

Vereadores visitando os locais de tratamento

Os Vereadores estiveram nos locais de captação, distribuição e tratamento bem como a sede administrativa do SAAE.  Puderam acompanhar o passo a passo de todos os processos que são realizados no tratamento da água.

O prefeito Evanderson ressaltou que o apoio do Sr. Wilson Aquino de Souza, funcionário há mais de 40 anos do SAAE de Lambari-MG, foi imprescindível para ajudar na implantação e vencer os obstáculos que foram aparecendo durante o projeto.

Segundo os vereadores, todos ficaram maravilhados com o que puderam presenciar e também muito surpresos, pois, o córrego e a barragem que abastecem cerca de 10 mil moradores em Cambuquira, é praticamente idêntico ao de Aiuruoca-MG, que incrivelmente não consegue atender cerca de 2 mil residências.

Outra curiosidade é que a arrecadação do município de Aiuruoca é cerca de R$ 1 milhão de reais a mais do que o da cidade de Cambuquira. Segundo o Prefeito Evanderson, a arrecadação de Cambuquira está próxima de R$ 15 milhões/ano. A arrecadação de Aiuruoca está próxima de R$ 16,6 milhões.

Outro fato importante a ser destacado, é que além da parceria com a Prefeitura, na disponibilização de funcionários para trabalhar no SAAE, um processo seletivo foi aberto e 17 novos postos de trabalho foram criados, ou seja, o dinheiro arrecadado com a cobrança da água, está retornando a própria população e fomentando a economia local.DSC00161

O mais importante de tudo é que a população que não tinha água de qualidade, passou a ter, e a maior riqueza do município, a ÁGUA, não foi entregue a uma empresa de fora.

Posteriormente, os Vereadores também visitaram o SAAE de Soledade de Minas, que foi recentemente instalado. A lei de criação foi de setembro de 2013 e passou a vigorar em janeiro de 2014 e está há cerca de 90 dias em pleno funcionamento.

A prefeitura de Soledade de Minas, assim como a de Cambuquira, está cedendo maquinários, funcionários e ferramentas para o processo inicial do SAAE. A antiga Delegacia da cidade, hoje com a parceria Prefeitura X SAAE, se tornou a sede administrativa do SAAE. Tudo isto em APENAS 8 meses.

Recebidos pelo Sr. Valdir, no SAAE de Soledade de Minas, os vereadores puderam questionar todo o andamento do projeto, bem como as dificuldades que ainda enfrentam neste processo.

Soledade de Minas tem cerca de 4 mil habitantes na zona urbana. Neste primeiro passo, o fornecimento de água está sendo realizado a todos os moradores, e a cobrança está fixada em uma taxa única para residência (R$ 22,80, sendo R$ 5,26 de esgoto e o restante de água) e outra para empresas e comércios (R$ 28,50). Ao todo 1600 contas de água são entregues aos moradores.

A Câmara de Aiuruoca está convicta que Aiuruoca poderá optar, seguramente, que está é a melhor opção para o problema da água e a realidade econômica dos cidadãos aiuruocanos. Com base nas informações colhidas em unidades de SAAE na região e em todas as reuniões anteriores realizadas por este órgão legislativo, a Câmara irá encaminhar um relatório detalhado para a Prefeitura de Aiuruoca, bem como o Ministério Público indicando este modelo de sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto como sendo, sem dúvida, o MELHOR PARA AIURUOCA.

A Presidência da Câmara está à disposição dos moradores para esclarecimentos detalhados sobre o projeto em discussão.