Mesa Diretora da Câmara visita FUNASA em Belo Horizonte.

superintendencia da funasa (3)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aiuruoca esteve na sede da FUNASA, na cidade de Belo Horizonte, no dia 17 de dezembro, para participar de uma reunião previamente agendada no intuito de obter informações sobre possíveis programas ou projetos na área de captação, abastecimento, distribuição e tratamento de água na zona urbana do município de Aiuruoca.

Os representantes do Legislativo Aiuruocano, Presidente Mauro dos Santos, Vice-Presidente Mário de Arimatéia dos Santos e o Secretário Francisco Lázaro Corrêa, foram recebidos por Matizabel Chaves, assessora do Superintendente da FUNASA, Célio Gonçalves Rios. Na oportunidade, a mesma se colocou a inteira disposição da equipe para esclarecer tudo o que era de seu conhecimento a cerca dos projetos relativos à questão da água em Aiuruoca. A mesma nos orientou a comparecer à sede da empresa BELBA Engenharia, responsável pelo projeto em Aiuruoca, para conversar com o Engenheiro, Luiz Augusto.

Em conversa com o engenheiro, o mesmo nos informou que existe um projeto em andamento para Aiuruoca, que está em fase de análise e aguardando ordens da direção da FUNASA para ser totalmente realizado.

contrutora belba - agua de aiuruoca (2)

Para a conclusão do referido projeto, a empresa terá que comparecer a nossa cidade para realizar, serviços de topografia e análise para possível perfuração de 2 (dois) poços artesianos para amenizar à falta de água. Segundo a empresa, o projeto básico está orçado, no mínimo, em R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), que será totalmente custeado pela FUNASA. Ao final do projeto, o valor de investimento irá ultrapassar alguns milhões de reais. O município não terá nenhum gasto.

No momento o projeto está paralisado aguardando autorização da FUNASA. Diante de tais informações, voltamos à FUNASA onde novamente conversamos com a assessora Matizabel Chaves, que então nos solicitou que oficializássemos as indagações e dúvidas para o engenheiro responsável da FUNASA, Francisco Porto.

Na oportunidade, foi ressaltado que o projeto só seguiria adiante caso o município de Aiuruoca fosse responsável pelo serviço de água, pois o GOVERNO FEDERAL não libera ou continua nenhuma ação se a COPASA assumir a serviço de água na cidade.

Diante de tais informações, retornamos a Aiuruoca, e em reunião plenária, o Presidente Mauro dos Santos, comunicou aos vereadores tal fato e o Vice-Presidente, Mário de Arimatéia, detalhou o assunto.

Preocupados com a situação alarmante do precário abastecimento e distribuição de água, no dia 20 de dezembro, a mesa enviou ofícios para a FUNASA, questionando e pleiteando o mais rápido possível à conclusão do projeto. Houve também a comunicação ao atual Prefeito, Joaquim Mateus de Sene, sobre os fatos.

Os Vereadores, cumprindo com o seu dever fiscal e preocupados com a situação atual, não poderiam deixar de informar a população aiuruocana, principal interessada.

A Câmara Municipal, desde já se coloca à disposição da população para maiores esclarecimentos.

O momento requer muita atenção e preocupação de todos!