MOÇÃO Nº 04/2023

MOÇÃO DE PESAR

Apresentamos à Mesa, ouvido o Plenário e dispensadas às formalidades regimentais, MOÇÃO DE PESAR, à família, do Sr. JOSÉ VIRGILIO DOS SANTOS, pelo seu falecimento, ocorrido no dia 11 de agosto de 2023.

José Virgílio dos Santos, nascido em 24 de junho de 1928, no então Distrito dos Franceses, em Carvalhos MG, filho de Virgílio Alves dos Santos e Maria Rozalina do Amaral, residia também no Distrito dos Franceses, na Fazenda da Boa Vista.

O primogênito de cinco irmãos, Sólon Evangelista dos Santos, Pedro Carlos dos Santos, Maria Dalva dos Santos Diniz e Rubens Elói dos Santos.

Estudou interno nos colégios de Cruzília e Passa Quatro, mas optou por não dar continuidade nos estudos, apesar de seu pai, desejar que ele se formasse médico, já que sua verdadeira paixão sempre foi fazenda, cavalos e gado.

Foi trabalhar no campo, com tirada de leite, compra e venda de gado de corte e leite, burros e cavalos, juntamente com o seu pai e seu futuro sogro Odilon de Andrade, ficavam por volta 3 meses viajando, para levar gado de corte no Frigorífico.

No caminho do Frigorífico de Volta Redonda, Barra Mansa, Mendes no estado do RJ, comprava gado de cria e burro, para revenda no retorno, e gado de corte para entrega no frigorífico.

Neste movimento de compra e venda e dormidas em ranchos, a sol e chuva, vida de tropeiro, somou muitos amigos nas localidades e cidades que passava.

Sempre dizia “que o mais importante da vida é fazer amigos e ter crédito, porque às vezes, não basta ter dinheiro, se não tiver crédito.”

Mais tarde, conheceu sua esposa Olinda de Andrade, filha do seu amigo e companheiro de negociação Odilon de Andrade, recém formada no curso Normal, no Colégio Santo Inácio em Baependi MG, residente na Fazenda dos Três Irmãos, o que o fez deixar as viagens para negociação de gado e burro e passou a trabalhar com leite.

Casou com Olinda de Andrade, filha de Odilon Andrade e Ana Joaquina de Siqueira Andrade em 18 de julho de 1964 em Aparecida SP, e estabeleceram residência no Povoado dos Franceses, no Sítio Maracanã, ela começou a lecionar como contratada, na Escola Estadual dos Franceses, em fevereiro de 1964, e logo foi aprovada no concurso público para professora do estado de MG, e por 30 anos, até se aposentar trabalhou na alfabetização das crianças dos Franceses.

O casal teve cinco filhos, onze netos e uma bisneta.

Filhos: Everaldo José Andrade dos Santos, Enilton Andrade dos Santos, Gilsa Andrade dos Santos Diniz, Gilmara Andrade dos Santos Maciel e Giseli Maria Andrade dos Santos.

Netos: Enilton Andrade dos Santos Filho, Maria Eduarda Pena Santos (filhos de Enilton e Luiza), Maria Fernanda Freitas de Andrade (filha de Enilton e Milena), Murilo Andrade dos Santos (filho de Enilton e Valquíria ); Everaldo José  Andrade dos Santos Júnior e Éverton Arnaut de Andrade Santos (filhos de Everaldo e Marcilene); Virgílio Andrade dos Santos Maciel (filho de Gilmara e Sávio Maciel); Laisa Andrade dos Santos Diniz; José Virgílio Andrade dos Santos Diniz, César Augusto Andrade dos Santos Diniz( filhos de Gilsa e Laércio); João Virgílio Andrade Santos e Silva (filho de Giseli e João Paulo).

Bisneta Maria Alice Alves Pena (filha de Enilton Filho e Maria Flávia).

Na política sempre foi muito atuante, herança de seu pai Virgílio Alves dos Santos que foi vereador, em Aiuruoca, antes da emancipação de Carvalhos, e inclusive trabalhou pela emancipação de Carvalhos, em 27 dezembro de 1948.

Embora não tenha exercido mandato eletivo, sempre compôs o diretório do PSD, MDB, PMDB de Carvalhos e tinha muita influência na escolha dos candidatos, trabalhava incansavelmente, para os candidatos, por conhecer muita gente, se encarregava de apresentar os candidatos aos eleitores, pedir voto e apoio, inclusive deputados federais e estaduais.

Em julho de 2011, com 83 anos, em decorrência de problemas de saúde, encerrou as atividades no campo, mudou-se para Carvalhos, e em janeiro de 2014 mudou-se para Aiuruoca, local onde faleceu em 11 de agosto de 2023, no Hospital Júlio Sanderson de Queiroz e foi assistido por seu médico, amigo e pai do seu neto Virgílio, Sávio Maciel.

Foi sepultado no Cemitério do Bairro dos Franceses em 12 de agosto de 2023.

A Câmara Municipal de Aiuruoca, apresenta nos termos regimentais, através do Vereador Paulo Cesar Correa, após ouvido e aprovado pelo Plenário, manifestar sua solidariedade e encaminhar a presente MOÇÃO DE PESAR à família da ilustre Sr. JOSÉ VIRGILIO DOS SANTOS.

Aiuruoca, 21 de agosto de 2023

Antônio de Pádua Barros