MOÇÃO Nº 06/2022

MOÇÃO DE PESAR

Apresentamos à Mesa, ouvido o Plenário e dispensadas às formalidades regimentais, MOÇÃO DE PESAR, à família, de Maria Rosa Maciel Almeida, pelo seu falecimento, ocorrido no dia 26 de outubro de 2022.

Maria Rosa Maciel Almeida nasceu em Aiuruoca na data de 20 de janeiro de 1930. Filha de Alzira Fernandes Maciel e João Rosa Pereira, mãe de três filhos – Evandro, Luciana e Giovani; e avó de Giovani Jr. e Sophia.

Aprendeu a ler precocemente. Se graduou em Letras na Universidade Vale do Rio Verde, em Três Corações, e exerceu sua paixão lecionando Língua Portuguesa e Literatura, primeiramente no bairro da Campina, depois na cidade. Educou vários filhos ilustres de Aiuruoca ao longo de várias gerações. Também trabalhou, junto com o marido Jayme, no fórum de Aiuruoca, junto à tesouraria e o cartório do 1° ofício. Mesmo após a passagem de Jayme, ainda laborou vários anos como titular do Cartório, mantendo-se firme na labuta, mesmo quando não mais precisava: como notária, seguiu até por volta de 75 anos, pelo simples prazer de trabalhar e não ficar parada.

Autora do livro de poemas “Haja Luz” e do livro de contos “Reminiscências” – este último lançado quando já tinha 85 anos – era leitora voraz e escritora contumaz, com diversos contos e poesias publicados e muitos ainda por publicar. E, embora soubesse se utilizar de todas as facilidades modernas, ainda preferia a caneta e o papel.

Maria Rosa nos deixou no último 26 de outubro de 2022, deixando um legado imensurável de amor ao próximo, resiliência e cultura, que jamais será esquecido.”

A Câmara Municipal de Aiuruoca, apresenta nos termos regimentais, através dos Vereadores Rosildo Bernardo da Rocha, Jociane Aparecida Flores Silva, Romeu Rosa Maciel e Lucinara Pereira Fabiano após ouvido e aprovado pelo Plenário, manifestar sua solidariedade e encaminhar a presente MOÇÃO DE PESAR à família da ilustre. Maria Rosa Maciel Almeida.

Aiuruoca, 07 de novembro de 2022.

Autoria:

_______________________________                     __________________________