Ofício: nº177/2021

Do: Vereador Arlison Faria Basílio

Para: Sr. Romeu Zema Neto, Governador do Estado de Minas Gerais.

Assunto: Instalação de antena de telefonia celular para o bairro Tamanduá, Zona Rural do Município de Aiuruoca/MG

Data: 08/11/2021

Excelentíssimo Governador do Estado de Minas Gerais,

Por meio deste, venho pedir empenho e dedicação ao Nobre Governador com a operadora de telefonia celular Vivo ou TIM, operadoras estas que atendem o município de Aiuruoca, para a viabilização de instalação de antena no bairro Tamanduá, Zona Rural de Aiuruoca/MG.

Registramos que o sinal decorrente desta instalação no nível mais alto do mencionado bairro, abrangerá dentre outros, o bairro Quatro Óleos, bairro da Campina, bairro do Nogueira entre outros próximos ao bairro do Tamanduá.

Importante registrar que o bairro Tamanduá e os bairros circunvizinhos são responsáveis pela produção de artesanato de nosso município, bem como também a existência de vários produtores de queijo artesanal, setor responsável pelo desenvolvimento econômico.

Assim, nesta região circula compradores provenientes dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, dentre outros, o que corrobora a importância da instalação da referida antena.

E, ainda, muito filhos de moradores desta localidade moram em cidades vizinhas e isto facilitaria e muito o contato deles com seus pais e parentes.

Desta forma, podemos perceber que a instalação da antena no bairro Tamanduá, em função de sua localização, altitude e “potência”, abrangerá mais de 2.000 pessoas, dentre moradores da região, agricultores, pecuaristas, comerciantes agrícolas.

Aliás, além dos serviços de telefonia móvel, a instalação da antena proporcionará serviços de internet, o que beneficiará os moradores daquela região com inclusão digital e, trará comodidade aos compradores e vendedores de produtos agrícolas na cotação de preços no mercado nacional.

É certo que a atual conjuntura globalizada em que vivemos, o serviço de telefonia móvel é essencial, devendo ser integralmente prestado e com amplo acesso da população, especialmente nos muitos rincões deste País.

É assim que ressaltamos o caráter urgente do presente pleito. Ante as razões acima expostas, e considerando que a implementação de uma abrangente Política Nacional de Telecomunicações deve ser tratada de maneira urgente, integrada e responsável, é que apresentamos o presente pleito.

Portanto, reitero o pedido de empenho a V. Exª. e, sem mais para o momento, reitero ao Nobre Governador nossos protestos de elevada estima e distinta consideração.

Respeitosamente,

Vereador Arlison Faria Basílio