Ata da 9ª Reunião Ordinária

Ata da 9ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 05 (cinco) de junho de 2017 (dois mil e dezessete), no salão da Câmara Municipal, às 19h:00min. Presidente Francisco de Assis Barros; Vice-Presidente Roni Roberto Pena; Secretário Alarcon Antônio Delfim. Aos 05 (cinco) dias do mês de junho do ano de dois mil e dezessete (2017), reuniram-se os vereadores: Francisco de Assis Barros; Lázaro Hélio da Silva; Mário de Arimatéia dos Santos; Helder de Carvalho Corrêa; Roni Roberto Pena; Antônio Paulo Flores; José Renato do Nascimento; Ivair Corrêa e Alarcon Antônio Delfim. Verificando a lista de presença e constatando o número regimental legal, o Sr. Presidente declarou aberta a Reunião convocada previamente. Em seguida, leitura e discussão da ata anterior a qual, após lida e aprovada, vai por todos assinada. Dando continuidade, leitura da Moção de Pesar 04/2017 pela passagem de Claudia Ematné, ocorrida no dia 19 de maio de 2017. Logo após, leitura Moção de Pesar 05/2017 pela passagem de Alberto Benfica Nunes, ocorrida no dia 26 de maio de 2017. Em seguida, leitura Moção de Pesar 06/2017 pela passagem de Odair João Kobel, ocorrida no dia 26 de maio de 2017. Dando sequência, discussão do Projeto de Lei nº03/2017- “Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2018 e dá outras providências.” O vereador Sr. Mário de Arimateia dos Santos, presidente da Comissão de ORGANIZAÇÃO DOS PODERES E SERVIÇOS PÚBLICOS E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, expôs que receberam pareceres jurídicos da AVEMAG e da assessoria da Casa e a assessora contábil da Câmara esteve presente na reunião da comissão e, ao analisarem o Projeto, constataram que não há problema de legalidade estando ele apto para votar. Continuando, o vereador Sr. Lázaro Hélio da Silva, relator da Comissão supracitada, fez a leitura do parecer. O vereador Sr. Helder de Carvalho Corrêa, relator da Comissão de ORÇAMENTO, FINANÇAS, TRIBUTAÇÃO DA ORDEM ECONÔMICA SOCIAL, também fez a leitura do parecer de sua comissão, no qual ele solicita que as próximas discussões de diretrizes, metas e objetivos orçamentários sejam debatidas em audiência pública, para que a população possa opinar e demonstrar mais clara e efetivamente a realidade local. Depois, em nome do vereador Sr. Alarcon Antônio Delfim, relator da Comissão de CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO, o assessor parlamentar fez a leitura do respectivo parecer. Em seguida, o Projeto de Lei 03/2017 foi colocado em votação, em primeiro turno, e foi aprovado por unanimidade de votos. Dando seguimento, discussão e votação da Moção de Pesar 04/2017. Como os vereadores estavam aptos para votar, a moção foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade de votos. Logo após, discussão e votação da Moção de Pesar 05/2017. O vereador Sr. Mário de Arimateia dos Santos quis externar, como vereador e como pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, para toda a família o sentimento de pesar pela perda do Sr. Alberto e também o carinho, respeito e amizade que o mesmo tinha com sua pessoa e com a igreja. O vereador também expôs que esta amizade estendeu-se para os filhos do Sr. Alberto e toda a família. O Sr. Mário quis deixar registrado o imenso carinho que sua igreja possui pelo Sr. Alberto. Posteriormente, a Moção de Pesar 05/2017 foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade de votos. Dando continuidade, discussão e votação da Moção de Pesar 06/2017. O vereador Sr. Mário de Arimateia dos Santos relatou que o Sr. Odair também teve uma grande amizade com sua pessoa e com a igreja. O Sr. Mário expôs que o primeiro veículo adquirido pela igreja foi através do Sr. Odair que ofereceu uma “Kombi” para a igreja sem nenhum aval e sem mesmo conhecer o Sr. Mário. O vereador também disse que a amizade estendeu-se para toda a família. Para finalizar, o vereador afirmou que o Sr. Alberto e o Sr. Odair deixaram um legado, não somente para as suas famílias, mas para toda a cidade de Aiuruoca. Em seguida, a Moção de Pesar 06/2017 foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade de votos. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a Reunião mandando que se lavrasse a presente ata a qual, após lida e aprovada, será por todos assinada.

Francisco de Assis Barros – Presidente:______________________________________

Roni Roberto Pena – Vice-Presidente:_______________________________________