MOÇÃO DE PESAR Nº 05/2017 – Alberto Benfica Nunes

MOÇÃO DE PESAR Nº 05/2017

Apresentamos à Mesa, ouvido o Plenário e dispensadas às formalidades regimentais, Moção de Pesar, pela passagem de Alberto Benfica Nunes, ocorrida no dia 26 de maio de 2017.
Alberto Benfica Nunes
(Biografia cedida pela família)

Alberto Benfica Nunes nasceu na cidade de Aiuruoca/MG, em 27 de agosto de 1921, onde viveu até os seus 15 anos, sendo que, após o falecimento de seu pai e sem recursos financeiros, mudou-se para a cidade de Campanha/MG, no ano de 1936, e começou a frequentar o Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores para formação de Padres.

Pouco tempo depois, com uma situação mais estabilizada, deixou o seminário para morar em Conceição do Rio Verde/MG e lá foi Professor e Chefe de Disciplina no Colégio Betharramita São José, entre o período de 1940 a 1945. Em 1945, o Sr. Alberto retornou a sua cidade de origem, e, nesse mesmo ano, tornou – se Professor na Escola Normal “Santa Edwiges”, onde lecionou até 1964. Em 1966, foi Diretor e Professor de Conhecimentos Gerais, Português e Etiquetas Sociais no Colégio João XXIII por aproximadamente 10 anos. Era conhecido e respeitado por todos pela sua rigorosidade e honradez no qual conduzia e ensinava seus alunos. Foi cofundador da Fanfarra , ao lado de Francisco de Assis Sales, o “Quito Sales”.

Tornou-se escrivão do 1° oficio na Comarca de Aiuruoca no ano de 1945 e, posteriormente, escrivão do crime, onde laborou até o ano de 1983, quando então se aposentou. Exerceu também, por 12 anos, o cargo de Escrivão Eleitoral na Comarca de Aiuruoca e foi Rádio – Técnico no período de 1950 a 1976. Em 1978, iniciou seus estudos na Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA, concluindo seu bacharelado em 1983.

Em 1984, já com 63 anos de idade, ingressou na advocacia e, por anos, exerceu o cargo de advogado e defensor público com a mesma integridade, competência e decoro de sempre. Em 1988, foi Juiz de Paz do município de Aiuruoca até o ano de 1993. Casou-se em Aiuruoca no dia 09/01/1948 com Terezinha Delfim Nunes e teve 04 filhos: Carlos Alberto Delfim Nunes, Adauto Delfim Nunes, Marcelo Delfim Nunes e Laércio Delfim Nunes. Sr. Alberto Benfica Nunes faleceu no dia 26/05/2017, com 95 anos de idade, deixando aos seus filhos, netos, irmãos e amigos, seu legado de força, honestidade e amor.

Que se dê conhecimento a seus familiares, bem como a todos os cidadãos, pela perda inestimável que se fez acontecer.

Sala das Sessões, 05 de junho de 2017.

_________________________

Francisco de Assis Barros