MOÇÃO DE PESAR Nº 02/2017

Apresentamos à Mesa, ouvido o Plenário e dispensadas às formalidades regimentais, Moção de Pesar, pela passagem do Revmo. Monsenhor Luís Vieira Arantes, ocorrida no dia 27 de março de 2017.

Monsenhor Luís Vieira Arantes

(Texto elaborado pela equipe de Comunicação do Jubileu Áureo Sacerdotal do Monsenhor Luís Arantes, ano de 2008).

Nasceu em Aiuruoca, no dia 2 de fevereiro de 1934, na fazenda Angaí, filho do coronel José Justiniano Ribeiro de Arantes e de dona Laudelina Vieira Arantes, iniciou seus estudos em 1º de março de 1942, no colégio Santa Edwiges, dirigido pelas irmãs franciscanas (único da época), terminando o primário em 1945, foi para o Seminário Nossa Senhora das Dores, de Campanha, em 22 de fevereiro de 1946, com 12 anos, onde foi recebido pelo Monsenhor Lucas Maia – o Reitor.

No dia 5 de março de 1953, ingressa Seminário de Filosofia e Teologia em Mariana. Foi ordenado em Campanha, no dia 7 de dezembro de 1958, por Dom Oscar, celebrando sua primeira Missa em Aiuruoca no dia 14 de dezembro.

No dia 30 de janeiro de 1958, padre Luís foi para Nepomuceno, designado Coadjutor de Mons. Luiz Gonzaga Pinto, posteriormente nomeado coadjutor de Padre José Geraldo Arantes, em Cruzília, de abril de 1961 até fevereiro de 1962.

Em 4 de fevereiro de 1962, Padre Luís assume a sua primeira Paróquia: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Itanhandú, substituindo o Pároco; Padre José Costa Campos, que havia sido nomeado Bispo de Valença. Deixou Itanhandu em julho de 1966, no ano de 1966 foi para Carvalhos, devido à morte do pároco Padre José Leite, ali permanecendo até 1976 e em 1981, Padre Luís assume as Paróquias de Serranos, Carvalhos e Seritinga, devido à transferência do Cônego Geraldo Junqueira para a Paróquia de Baependi.

Precisamente em 17 de abril de 1967, tomou posse da Paróquia de Aiuruoca – sua terra natal – onde ficou 22 anos, até 1989, por ordem verbal do Sr. Bispo, Dom Othon Motta, mas continuou atendendo Carvalhos, que estava sem pároco. A pedido de D. Othon Motta, começou a tomar conta da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Alagoa, durante 14 anos, de 1968 a 1982, morando em Aiuruoca e atendendo Alagoa.

Em 1983, comemora seu jubileu de prata. Após 22 anos em sua terra natal, foi para Cruzília, lá permanecendo 12 anos, de 26 de fevereiro de 1989 até 03 de setembro de 2003.

Em setembro de 2003, recebeu “Provisão de Pároco” por seis anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca. Em 2008 comemorou em Aiuruoca seu Jubileu Áureo Sacerdotal, aqui permanecendo como Pároco de 2008 até começo de 2013.

A morte do Monsenhor Luís Vieira Arantes é uma grande perda para a Igreja Católica de Aiuruoca, para todos os seus amigos, seus familiares e toda a comunidade, pois, Monsenhor Luís foi para todos nós um símbolo de virtude sacerdotal, amigo fiel, proteção paternal, monumento de nossa cultura e de nossas mais valiosas tradições. Com estas considerações é que propomos a presente moção de pesar pelo falecimento de Monsenhor Luís Vieira Arantes.

Que se dê conhecimento a seus familiares, bem como a todos os cidadãos, pela perda inestimável que se fez acontecer.

Sala das Sessões, 03 de abril de 2017.

Francisco de Assis Barros

Roni Roberto Pena