A Câmara Municipal de Aiuruoca sedia a 96ª reunião ordinária da AVEMAG

96_avemag

No propósito de possibilitar maiores conhecimentos e interações entre os vereadores e Câmaras Municipais, a AVEMAG (Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais da Microrregião do Circuito das Águas) promoveu no dia 25 de novembro, na Câmara Municipal de Aiuruoca, sua 96ª Reunião Ordinária.

A reunião iniciou com a abertura realizada por Dr. Cláudio Henrique, assessor jurídico da Avemag, que passou a palavra ao presidente da Câmara anfitriã, vereador Mário de Arimatéia, que revelou seu prazer em receber os companheiros, frisando sobre a presença daqueles que continuarão e aqueles que estarão na próxima legislação. Abordou com os presentes sobre a importância da união, “se não procurarmos unir a cada dia não ficará fácil”, revelou o presidente da Câmara de Aiuruoca, referindo-se sobre o período econômico que o país enfrenta.
Passando para os ritos oficiais, foi realizada a leitura da ata da 95ª Reunião Ordinária, ocorrida em Seritinga, no mês de agosto de 2016. O encontro do mês de novembro recebeu a presença das Câmaras Municipais de Aiuruoca, Cristina, Heliodora, Olímpio Noronha, Turvolândia e Varginha.
Dr. Cláudio Henrique agradeceu a Câmara de Aiuruoca, em nome do presidente Mário de Arimatéia e ao vereador de Varginha, Sérgio Kuroki Takeishi, pela disponibilidade demonstrada por ambos, e revelou seu anseio por uma proveitosa e valiosa troca de experiência. Repassou aos presentes o abraço de seu pai, Dr. Cláudio Antônio de Souza, consultor jurídico da Avemag, revelando que em breve ele retornará a compartilhar suas experiências e entendimento a todos.
A palestra foi ministrada pelo vereador de Varginha, Sérgio Kuroki Takeishi, professor e servidor público federal que está vereador pelo terceiro mandato. Com o tema “A experiência de um vereador na Câmara Municipal”, Serginho compartilhou com os presentes sua experiência, revelando também sobre a importância da AVEMAG e da associatividade. Em palestra colocou fatos do presente que no futuro serão importantes abordar.
Entre os pontos destacados revelou sobre sua primeira eleição, com as dificuldades enfrentadas e a busca de informações e conhecimentos para exercer a vereança. Destacou a importância de se aprofundar na função do vereador, indicando a função legislativa, fiscalizadora, de assessoramento ao Executivo, de julgamento e o elo com a população.
Para Sérgio Takeishi, “o vereador é 24 horas por dia ligado”, destacando a modernidade onde o vereador tem que se conectar com as redes sociais. “Creio que daqui a um tempo as campanhas serão virtuais”, disse Serginho.
As questões sobre a reforma tributária, política e a corrupção também foram mencionadas pelo palestrante. Diante a corrupção mencionou que analisa que a “corrupção no Brasil é cultural”, observando os pequenos atos de corrupção. Indicou a solução, revelando que a educação será o caminho para a mudança, a nova geração que pense diferente, dando bons exemplos e hábitos.
Após a palestra os vereadores fizeram a troca de experiência onde indicaram as ações que exerceram neste período. O presidente da Câmara de Aiuruoca, Pastor Mário, revelou que neste ano sentiram o efeito da crise, e destacou que aprenderam com as dificuldades, tendo que reinventar.
Finalizando o encontro, Dr. Cláudio Henrique comentou sobre a importância da palestra ministrada, revelando que todos tiraram proveito tanto técnico como na vida pessoal.

Fonte: Jornal Panorama