Câmara realiza a 1ª Reunião Ordinária de 2016

12647124_1686552041629940_6941960383651473088_n

A primeira reunião do Legislativo aiuruocano do ano de 2016, em 3 de fevereiro, conduzida pelo presidente vereador Mário de Arimatéia dos Santos, iniciou os trabalhos da Casa Legislativa. A sessão estava composta pela maioria dos vereadores, sendo justificada a falta do vereador Antônio de Pádua Barros, diante falecimento de seu familiar. Entre os presentes na sessão estava o vereador de Seritinga, Roberto Pinto de Souza, o Betito, que foi convidado a integrar o plenário.

Iniciando a sessão, foi realizada a leitura e aprovação da ata da última sessão do ano de 2015. Na ordem do dia foi apresentada para votação a moção de pesar do ex-vereador, Dionísio Martins de Barros, que faleceu na data de 3 de fevereiro, onde os vereadores aprovaram a moção que revelava sobre a perda inestimável.

A composição das Comissões Permanentes 2016 foi outra votação realizada na sessão que aprovou as seguintes comissões: Constituição, Justiça e Redação, presidente Francisco Lázaro Corrêa, suplente Antônio de Pádua Barros, relator José Mauro Amaral, suplente Mauro dos Santos, membro Willer da Silva Maciel, suplente Lázaro Hélio da Silva; Orçamento, Finanças, Tributação da Ordem Econômica Social, presidente Lázaro Hélio da Silva, suplente Willer da Silva Maciel, relator Antônio de Pádua Barros, suplente Mauro dos Santos, membro Francisco Lázaro Corrêa, suplente José Mauro Amaral; Organização dos Poderes e Serviços Públicos e Administração Municipal, presidente Mauro dos Santos, suplente José Mauro Amaral, relator João Batista de Frias, suplente Lázaro Hélio da Silva, membro Rafael de Andrade, suplente Antônio de Pádua Barros.

O presidente vereador Mário de Arimatéia dos Santos desejou boa sorte a todos, salientando sobre o horário dos servidores da Casa Legislativa, para adequar os encontros das comissões.

Durante a reunião também foi lida a resposta do ofício 4/2016, solicitado pelo presidente da Casa, onde o prefeito Joaquim Matheus de Sene informou o motivo da não realização da obra de revitalização da Praça Moukhaiber Zhouri, na Vila Dr. Julinho. Estava destinado, através de convênio com o Governo Federal e Caixa Econômica, o valor de R$ 245.850,00, uma emenda destinada pelo deputado federal Júlio Delgado. A explicação do Executivo foi que o empenho para a obra foi colocado no Ministério errado. Após outras explicações enviadas pelo prefeito e engenheiro do município, os vereadores demonstraram indignação sobre o fato e solicitaram através de ofício ao deputado federal Júlio Delgado, esclarecimento mais seguro sobre o ocorrido questionando sobre de quem foi o erro, do deputado ou da prefeitura.

Passando o momento, o vereador Mauro dos Santos fez um esclarecimento da denúncia que recebeu sobre carcaças de pneus da prefeitura municipal, que estariam sendo trocadas de forma irregular. Em resposta a seu ofício, o prefeito municipal esclareceu que a prefeitura não tem serviço de recauchutagem dos pneus e que as carcaças serão devidamente leiloadas, não tendo servidor efetivo e comissionado autorização a fazer tal ato. Vereador Mauro deixou claro que fez seu papel fiscalizador, e explicou que as denúncias feitas a Casa Legislativa serão investigadas, mas, que caberá ao denunciante a formação das provas necessárias ao fato que está denunciando ou realizar a denúncia por escrito juntamente com sua assinatura.

Em segunda explicação, vereador Mauro dos Santos informou sobre a denúncia sobre o PSF de Aiuruoca que não tinham atendimento médico nos postos de saúde dos bairros do Pinhal e Tamanduá. Relacionou que a denúncia não ficou em vão, pois a mesma gerou auditoria e requer mais tempo para investigação.

A pedido do vereador Mauro dos Santos, o assessor da Casa Legislativa, Dr. Rodrigo Ematné explicou que a denúncia gerou uma auditoria como um todo, levantando explicações sobre todo o setor de saúde. Nesse tramite, houve itens que couberam recursos e que estão no prazo de respostas. Dr. Rodrigo informou que ao fim de todo processo, que está em Belo Horizonte, o vereador Mauro poderá obter cópia integral do processo, avaliando o ponto que abordou.
Após as palavras do assessor, o vereador Mauro dos Santos agradeceu a oportunidade de explicação e informou novamente de seu papel, que é de fiscalizar as ações do poder executivo.

Seguindo a sessão, o presidente Mário de Arimatéia dos Santos destinou espaço para que o vereador de Seritinga, Roberto Pinto de Souza, Betito, pudesse utilizar da palavra. O vereador visitante agradeceu a oportunidade e fez o reconhecimento pela atuação dos vereadores de Aiuruoca em defender seu povo. Aproveitando o momento divulgou o serviço de seu filho Rafael Landim de Souza, prestador de serviços para operadora Oi, pela Telemont. Serviço este que é reconhecido pelos cidadãos aiuruocanos. Segundo o vereador Francisco Lázaro Corrêa, o funcionário exerce uma prestação de serviço de qualidade na cidade, junto aos produtos da operadora Oi (velox, fixo e orelhão). Lembrou ainda que, graças à dedicação do Rafael, todos os orelhões da cidade estão em perfeito funcionamento.

Diante tal ação, o presidente da Casa Legislativa, Pastor Mário informou que em próxima reunião votarão uma Moção de Aplausos ao servidor Rafael Landim de Souza.
Em outro momento, o presidente da Casa mencionou o agradecimento aos serviços prestados pelo comandante do 9º Pelotão de Polícia Militar, Ten. Reginaldo Rezende Botelho, desejando sucesso em sua nova empreitada.
Ten. Reginaldo, em suas palavras, relembrou os momentos vividos na comunidade de Aiuruoca, citando as conquistas, como novas viaturas. Agradeceu o reconhecimento, revelando estar feliz com as palavras, reconhecendo o apoio que a Câmara destinou à instituição.

O novo comandante que estará à frente do 9º Pelotão de Polícia Militar de Aiuruoca, Ten. Leonardo Duarte Goneli, também utilizou da palavra e revelou sua motivação com o novo comando. Relacionou sobre a necessidade do apoio das autoridades, revelando que estão para somar esforços, estando para aprender e somar. Ao fim, mencionou que está para seguir os passos do Ten. Reginaldo, estando feliz por chegar a uma casa bem estruturada.

Os vereadores mencionaram suas felicitações a ambos comandantes, revelando o apoio a eles.
Após as palavras, o presidente finalizou a sessão e convidou os presentes a Tribuna Livre, que foi utilizada pela diretora-presidente do Jornal Panorama, Karla Danitza Velásquez, que abordou sobre o projeto JOPAN (Jogos do Jornal Panorama), seus ideais, conceitos e ações.

Jornal Panorama.