Congresso Mineiro de Saneamento em Poços de Caldas

curso_pa_2

Vereadores da Câmara Municipal (Presidente Mário de Arimatéia dos Santos, Secretário Francisco Lázaro, e Vereador Antônio de Pádua) e a Secretária de Gabinete Marcilene Arnaut participaram do 3º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de saneamento Básico que foi realizado entre os dias 25 a 27 de setembro em Poços de Caldas -MG. O evento foi promovido pela ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento).

O Congresso teve por objetivo demonstrar a importância dos municípios detentores do serviço de abastecimento e de saneamento, serem capazes de gerirem com eficiência o serviço sem a necessidade de transferir à Empresas privadas e do Estado.

O grande exemplo de sucesso é o departamento de água do Município de Poços de Caldas, que a mais de quarenta anos atende a sua população e já é referencia para região. Na oportunidade varias outras cidades que já tem o SAAE ( Serviço Autônomo de Água e Esgoto) implantado, estiveram presente relatando a suas experiências.

O Congresso foi marcado por palestras, debates e varias Empresas apresentaram seus produtos e tecnologias inovadoras para estações de tratamentos de água (ETAS) e estações de tratamento de esgoto (ETES).

Os vereadores de Aiuruoca aproveitaram a oportunidade para se iterar mais do assunto, tirar duvidas e confirmar a insatisfação que varias cidades tem com serviços que a COPASA (Autarquia do Estado) tem prestado, inclusive Prefeitos presentes que discutem a possibilidade de rescindir ou não renovar a concessão dos serviços com esta Empresa.

curso_pa_3

Ao final do Congresso o Presidente da Câmara e os vereadores que o acompanharam, saíram convictos que realmente a saída dos problemas que Aiuruoca enfrenta neste setor, é possível resolver criando uma Autarquia Municipal (SAAE).