Moção de Congratulações aos idosos

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES Nº 01/2014

Apresentamos à Mesa, ouvido o Plenário e dispensadas as formalidades regimentais, Moção de Congratulações, a todos os idosos do Brasil, pelo Dia do Idoso.

No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde que os caracteriza como grupo da terceira idade.

O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

No Brasil, a data foi introduzida pelo Estatuto do Idoso, que foi publicado no dia 1° de outubro de 2003 e entrou em vigor no dia 1° de janeiro de 2004, onde caracteriza pessoas com sessenta anos ou mais como idosas.

Que se dê conhecimento a todos os cidadãos, especialmente aos idosos.

Sala das Sessões, 1° de outubro de 2014.

Mário de Arimatéia dos Santos

Pres. da Câmara