Ata da 1ª Audiência Pública da Câmara Municipal de Aiuruoca

Ata da 1ª Audiência Pública da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 17 (dezessete) de setembro de 2013 (dois mil e treze), no Clube Lítero Recreativo Aiuruocano, às 17:00 (dezessete) horas. O Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, vereador Sr. Francisco Lázaro Corrêa, abriu a audiência convidando a todos para a execução do Hino Nacional e, em seguida, passou a direção dos trabalhos ao relator da Comissão, o vereador Sr. Mário de Arimatéia dos Santos que, na oportunidade, como Vice- presidente da Câmara justificou a ausência do Presidente da Câmara por questões de saúde. Dando seguimento, o Relator cumprimentou a todos fazendo menção das autoridades presentes, como o Prefeito Municipal Sr. Joaquim Mateus de Sene e sua assessoria jurídica e de gabinete e também agradeceu a presença dos motoristas de táxis e dos cidadãos. O Relator solicitou que constasse em ata a sua nota pessoal de PESAR pela ausência de representantes do Ministério Público Estadual, pois o mesmo entende que tal Poder teria que participar, pois é parte interessada no Projeto de Lei 09/2013 discutido em tal audiência. Obedecendo à ordem dos trabalhos, o Relator fez um resumo do projeto no qual explicou que desde o final do ano de 2012 (dois mil e doze) a Câmara tem conhecimento do assunto, mas devido ao pouco tempo que dispunha a mesa diretora de 2012 (dois mil e doze) optou pelo seu arquivamento e agora a atual administração, obedecendo ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre o Ministério Público Estadual e a antiga administração, protocolou o projeto, em meados de 2013 (dois mil e treze), com algumas alterações feitas por ela e que levou a Câmara, através da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, propor esta audiência pública. O relator também expôs aos presentes a complexidade do projeto, especificando os pontos positivos e negativos. Em seguida, ele ouviu as colocações dos vereadores, do chefe do Poder Executivo, o Prefeito Sr. Joaquim Mateus de Sene, e de sua assessora jurídica. Continuando, ouviu motoristas de táxis que estavam presentes e que desejaram falar.  No final, ficou definida uma nova reunião com os motoristas de táxis no dia 25 (vinte e cinco) de setembro de 2013 (dois mil e treze), às 19:00 (dezenove) horas, na sede da Câmara, para que sejam apresentadas opiniões e ideias para serem inseridas no projeto. Da mesma forma, com o resultado dos trabalhos dessa audiência, o Executivo informou aos presentes que iria retirar o projeto de tramitação para receber as novas propostas, possibilitando assim, maior prazo para o Legislativo analisa-lo para que, dentro da legalidade, possa ser aprovado e venha de encontro com a realidade de Aiuruoca. Nada mais havendo a tratar, o Relator da Comissão devolveu a palavra ao Presidente da mesma o qual agradeceu a presença de todos e encerrou a audiência. Eu, Danilla de Cássia Luz, Oficial Geral do Legislativo, secretariei a audiência e subscrevi esta ata.

Vereador Francisco Lázaro Corrêa

Presidente da Comissão