Ofício: nº. 300/2025
Dos: Vereadores Marineide Siqueira Arnaut e Rodrigo Felipe de Souza
Para: Prefeitura Municipal
Assunto: Solicitação de informações e providências quanto ao andamento da obra de calçamento da Rua que da acesso ao Bairro Raia (avenida do contorno)
Data: 24/11/2025
Senhor Prefeito,
Os moradores do Bairro Raia, bem como os moradores da Rua 1° de Maio e arredores, localidades que dependem diretamente do acesso por esse trecho atualmente em obras, têm nos procurado para relatar diversas dificuldades decorrentes da referida paralisação e interdição realizadas para a execução do calçamento .
Segundo relatos de alguns moradores do Bairro Raia, a interdição da via tem causado transtornos no deslocamento até a cidade, especialmente para o acesso a serviços essenciais, como o posto de saúde. De acordo com os relatos, é necessário realizar um percurso significativamente maior, passando pelo centro, o que tem gerado atrasos e prejuízos no atendimento de suas necessidades básicas.
Da mesma maneira, moradores da região que fica próximo ao posto de saúde e adjacentes, também têm enfrentado dificuldades semelhantes para se deslocar ao bairro Raia e proximidades. Além disso, comerciantes situados nas proximidades da obra relataram queda no movimento e redução nas vendas desde o início do calçamento, demonstrando impactos econômicos diretos.
Diante disso, solicitamos, com a máxima atenção e urgência, as seguintes informações:
Qual o atual andamento da obra de calçamento?
Há previsão para a liberação, ainda que parcial, da via em obras?
Existe um prazo estimado para a conclusão total do serviço?
Se possível, quando os serviços estiverem temporariamente parados, se seria possível liberar a via para veículos e pedestres?
Seria possível a criação de um desvio alternativo e seguro, paralelo ao trecho em calçamento, de modo a reduzir os transtornos aos moradores e comerciantes?
É possível disponibilizar o cronograma oficial de execução da obra?
Ressaltamos que compreendemos as dificuldades inerentes ao processo de execução da obra, especialmente diante do risco de chuvas, que podem comprometer o cronograma.
Entretanto, dada a relevância das queixas apresentadas e os prejuízos relatados pela comunidade, solicitamos especial atenção a este ofício e à medida que possam minimizar os impactos à população.
Certos de contar com a colaboração e empenho desse órgão, agradecemos pela atenção e aguardamos resposta.
Marineide Siqueira Arnaut
Vice- Presidente da Câmara Municipal
Rodrigo Felipe de Souza
Vereador da Câmara Municipal

