Ofício 300/2025

Ofício: nº. 300/2025

Dos: Vereadores Marineide Siqueira Arnaut e Rodrigo Felipe de Souza

Para: Prefeitura Municipal

Assunto: Solicitação de informações e providências quanto ao andamento da obra de calçamento da Rua que da acesso ao Bairro Raia (avenida do contorno)

Data: 24/11/2025

 

 

Senhor Prefeito,

 

Os moradores do Bairro Raia, bem como os moradores da Rua 1° de Maio e arredores,  localidades que dependem diretamente do acesso por esse trecho atualmente em obras, têm nos procurado para relatar diversas dificuldades decorrentes da referida paralisação e interdição realizadas para a execução do calçamento .

 

Segundo relatos de alguns moradores do Bairro Raia, a interdição da via tem causado transtornos no deslocamento até a cidade, especialmente para o acesso a serviços essenciais, como o posto de saúde. De acordo com os relatos, é necessário realizar um percurso significativamente maior, passando pelo centro, o que tem gerado atrasos e prejuízos no atendimento de suas necessidades básicas.

 

Da mesma maneira, moradores da região que fica próximo ao posto de saúde e adjacentes, também têm enfrentado dificuldades semelhantes para se deslocar ao bairro Raia e proximidades. Além disso, comerciantes situados nas proximidades da obra relataram queda no movimento e redução nas vendas desde o início do calçamento, demonstrando impactos econômicos diretos.

 

Diante disso, solicitamos, com a máxima atenção e urgência, as seguintes informações:

 

Qual o atual andamento da obra de calçamento?

 

Há previsão para a liberação, ainda que parcial, da via em obras?

 

Existe um prazo estimado para a conclusão total do serviço?

 

Se possível, quando os serviços estiverem temporariamente parados, se seria possível liberar a via para veículos e pedestres?

 

Seria possível a criação de um desvio alternativo e seguro, paralelo ao trecho em calçamento, de modo a reduzir os transtornos aos moradores e comerciantes?

 

É possível disponibilizar o cronograma oficial de execução da obra?

 

Ressaltamos que compreendemos as dificuldades inerentes ao processo de execução da obra, especialmente diante do risco de chuvas, que podem comprometer o cronograma.

 

Entretanto, dada a relevância das queixas apresentadas e os prejuízos relatados pela comunidade, solicitamos especial atenção a este ofício e à medida que possam minimizar os impactos à população.

 

Certos de contar com a colaboração e empenho desse órgão, agradecemos pela atenção e aguardamos resposta.

 

 

 

Marineide Siqueira Arnaut

Vice- Presidente da Câmara Municipal

 

 

 

 

Rodrigo Felipe de Souza

Vereador da Câmara Municipal