MOÇÃO Nº 09/2025
MOÇÃO DE PESAR
Apresentamos à Mesa, ouvido o Plenário e dispensadas às formalidades regimentais, MOÇÃO DE PESAR, à família, da Sra. ANA AUGUSTA MACIEL, pelo seu falecimento, ocorrido no dia 05 de Abril de 2025.
Ana Augusta Maciel (mais conhecida como Nitinha), nasceu no dia 01 de maio de 1931, natural de Aiuruoca. Brasileiros, seus pais, José Eleutério da Silva e Júlia Augusta da Conceição. Junto aos seus irmãos passou os primeiros
momentos de vida no Bairro Água vermelha, localizado em Aiuruoca. Logo em
seguida Parte de sua infância e adolescência, viveu em Caxambu, junto de seus
pais e outros 9 irmãos.
Na cidade de Caxambu, começou bem cedo por volta dos seus 11 anos a trabalhar, foi ali no hotel Glória que dedicou anos a cuidar como babá de uma menina com necessidades especiais. Passados alguns anos sua família se mudou para o Bairro Furnas de Baixo, zona rural de Aiuruoca,onde conheceu seu futuro esposo Severino Fernandes Maciel (mais conhecido
como Liu).
Em 1951, no dia 25 de abril com 19 anos na cidade de Aiuruoca, casou se com Severino, juntos tiveram 4 filhos. Teve também um filho de criação. Junto ao seu esposo e filhos durante um período da infância dos mesmos continuaram vivendo no Bairro Furnas de Baixo. Logo, Ana Augusta mudou com seus filhos para Baependi, para que pudessem trabalhar e estudar. Por volta de 1964 Ana Augusta fez seu curso de corte e costura através do instituto universal brasileiro. Ao longo de sua vida Ana dedicou se a profissão de costureira. Quando retornou para furnas ainda trabalhando como costureira, viu seus filhos estudando, formando família, viu seus netos crescerem e dali em diante realizou trabalhos constantes para uma confecção de Belo Horizonte. Em 2008, Ana se muda para Santa Rita do Sapucaí para que seus netos pudessem ter acesso facilitado aos estudos de eletrônica, ela se dedicou a cuidar dos netos e certificar se de que os mesmos estavam estudando. Ana retorna para furnas em 2014 após os netos concluírem os estudos. Em, em 2016, se muda para Pouso Alegre para zelar pelos netos e bisneto que ali moravam. Logo Ana retorna para Furnas. Em sua casa, morando junto de seu neto Daniel, quem cuidou de sua avó nos seus últimos anos de vida. Dona Nitinha assim como era conhecida, foi uma mulher de fibra, de garra e a frente de seu tempo, dedicou sua vida, a sua família, ao lar, especialmente aos filhos e netos, ao trabalho no campo ao lado de seu esposo e como tudo que fez com amor, também a costura e a paixão pela moda. No dia 05 de Abril de 2025 ela se despede dessa vida e falece no hospital de Baependi. Dona Nitinha foi sepultado Aiuruoca no dia 06 de abril de 2025, numa manhã ensolarada assim como desejava.
A Câmara Municipal de Aiuruoca, apresenta nos termos regimentais, através dos Vereadores Romeu Rosa Maciel, após ouvido e aprovado pelo Plenário, manifestar sua solidariedade e encaminhar a presente MOÇÃO DE PESAR à família da ilustre Sra. ANA AUGUSTA MACIEL.
|
Aiuruoca, 19 de maio de 2025
|
|
|
Romeu Rosa Maciel – Autor Presidente
Marineide Siqueira Arnaut Vice Presidente
Alarcon Antônio Delfim Secretário
|
Adriana Nogueira da Rocha Corrêa Jonas Mendes de Siqueira
Vereadora Vereador
Rosildo Bernardo da Rocha Vereador
|
Juvenal de Faria Vereador
|
Mauro dos Santos Vereador
|
Rodrigo Felipe de Souza Vereador |