Ofício 37/2024

 

Ofício Nº 37/2024

Do: Vereador Alarcon Antônio Delfim

Para: Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos

Assunto: Solicitação da comunidade do Nogueiras para participação das decisões sobre a colocação dos bloquetes em nossa comunidade

Data: 20/03/2024

 

 

 

Sr, Walber Diniz Siqueira,

 

            Antes de mais nada queremos agradecer a atenção dada ao nosso bairro no que diz respeito as mediações captações de recursos junto ao governo federal visando ir aos poucos diminuindo os enormes desafios dos moradores da área rural de nosso município.

            Dito isso, vimos por meio desse instrumento solicitar a participação da comunidade e o melhor entendimento sobre a colocação dos bloquetes em nosso bairro Nogueiras.

            Nosso intuito é o de colaborar para uma utilização dos recursos e trabalho da prefeitura na direção mais urgente de atendimento ante as nossas necessidades atuais.

            Nós não temos informações oficiais, mas as que nos chegam até o momento é que haverá a colocação de bloquetes em nossa comunidade saindo da venda do bairro até o laticínio.  Sendo essa afirmação correta ou equivocada, o fato é que ela levantou reflexões em nossa comunidade, pois nesse exato momento estamos passando por muitas dificuldades que envolvem nossa estrada, deslocamento até as casas e principalmente do transporte escolar, dentre outras tantas.

            Sabemos da abertura de diálogo que o secretário e também o prefeito vem apresentando e queremos ajudar para uso dos recursos de forma eficiente e mais definitivos, principalmente nos pontos que estão inviáveis para deslocamento no que diz respeito as estradas.

            Estamos refletindo principalmente sobre essa possível colocação dos bloquetes que, se a afirmação estiver correta, será muito bem vinda; porém nesse momento algumas áreas estão em péssimas (ou até sem) condições de circulação; será que essas áreas prioritárias conseguirão ser atendidas? Ou precisará haver uma gestão desses recursos fazendo escolhas? Quais as melhores escolhas? Queremos participar!

            Temos aqui desde pessoas deixando seus veículos em ponto bem abaixo de suas casas e subindo com coisas pesadas a pé, até crianças da pré-escola caminhando distâncias muito longas porque o transporte não chega ao ponto estabelecido.

            Nos atentaremos um pouco mais ao transporte escolar dada sua importância, e um dos principais motivos que nos motivam a essa busca de diálogo.

            O ano passado depois de 6 meses de conversas nós aqui no bairro conseguimos ser ouvidos, pelo que agradecemos, referente a alteração do ponto do transporte escolar para mais acima em nosso bairro. Mesmo assim há criança que ainda anda pelo menos 15 minutos para chegar a esse ponto, mas para nós já foi um avanço importante. Apesar da boa vontade e da Sra. Alexandra, e do Sr. Willian que visitou as casas, viu as distancias, e nos ajudou com uma melhor adequação do transporte. Ocorre que o atual ponto está se mostrando sem sustentabilidade visto que na época das chuvas, situação que estamos vivenciando nesse momento, a kombi escolar não chega até o local combinado.

            E um momento muito crítico pra nós todos e muito mais para as crianças que são pequenas para andar tão grande distância enfrentando chuvas, enxurradas, e enfrentando o período de reprodução das cobras, o retorno às 13hs. onde tem que subir de volta pra casa com muito sol, nossa estrada íngrime chegando em casa só às 14h. Tendo em mente que seu almoço na escola ocorre as 10:10h. Os pais muitas vezes estão em horário de trabalho tendo que dedicar pelo menos 1h. Para levar e 1h para buscar os filhos.

            Enfim, essas são algumas das muitas motivações que nos levam a solicitar a participação nas escolhas e ao estudo minucioso por parte do Sr. Secretário e do Sr. Prefeito nesse empreendimento da colocação dos bloquetes em nosso bairro.

            Colocamo-nos a disposição para reunião e outras formas de comunicação para que possamos juntos fazer uso dos recursos de forma inteligente e proveitosa fortalecendo uns aos outros.

 

 

 

 

Atenciosamente,

 

 

 

Alarcon Antônio Delfim

Vereador da Câmara Municipal de Aiuruoca/MG