MOÇÃO Nº 01/2021

MOÇÃO DE PESAR

Apresentamos à Mesa, ouvido o Plenário e dispensadas às formalidades regimentais, MOÇÃO DE PESAR, à família, de Ester Maciel, pelo seu falecimento, ocorrido no dia 02 de fevereiro de 2021.

A Câmara Municipal de Aiuruoca, apresenta nos termos regimentais, através da Mesa Diretora, após ouvido e aprovado pelo Plenário, manifestar sua solidariedade e encaminhar a presente MOÇÃO DE PESAR à família da ilustre Ester Maciel, falecida no dia 02 de fevereiro de 2021.

Ester Maciel nasceu aos dias 03 de outubro de 1942, filha de Geraldo José Maciel e Adolfina Corrêa Maciel. Já, desde pequena, sempre animada e interessada, iniciou seus estudos em escola pública, sendo admitida, posteriormente ao Colégio Santa Edwiges, do qual guardava saudosas memórias, inclusive imortalizadas nas memórias de suas contemporâneas, que até hoje contam os “casos” entre sorrisos.

A sua preferência por sorrir e fazer sorrir marcou profundamente a sua vida e as daqueles que lhe cercavam: jovem mulher, sempre foi amante da música de seresta, das jogatinas de truco na casa de seus pais, dos momentos descontraídos em família, das tardes na Praça da Matriz e das noites em serenata pelas ruas da Aiuruoca, que lhe renderam amizades que perduraram por toda a sua vida.

Iniciou sua vida profissional como professora, exercendo o magistério com carinho e dedicação. Foi funcionária da Loja M. Zhouri e Vereadora no mandato de 1983 a 1988, uma das duas primeiras Vereadoras aiuruocanas e, após, empreendeu seus esforços profissionais como comerciante até seus últimos dias. Tinha sua loja não só por local de trabalho, mas palco de muitos momentos marcantes para muitos dentre nós.

Em família, divertia-se entre vinhos e prosas, sempre ao redor da mesa cheia de seus queridos, ou à beira do fogão a lenha, fazendo os doces que aprendera do ofício de sua mãe e que faziam o gosto de seus muitos sobrinhos.

Após anos de uma vida bem vivida, sempre fiel aos seus, sofreu um Acidente Vascular Cerebral que a deixou acamada, mas não incapaz de bem apreciar os momentos a que sempre se afeiçoou: as conversas, momentos de fé e a companhia dos amigos mais queridos. Passou seus últimos dias aos cuidados de suas irmãs mais próximas, falecendo em 02 de fevereiro de 2021.

Ester Maciel deixa conosco a imagem de mulher forte, independente, empreendedora, boêmia, amorosa, batalhadora e persistente, que sempre estará em nossos corações e memórias.

Aos seus familiares, nossas sinceras condolências, reiterando que esta Câmara de Vereadores não poderia deixar de expressar ao seu pesar. Manifestando nosso profundo respeito e rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé que reinam no meio de todos, destacando o amor a Deus sobre todas as coisas para que Ester Maciel descanse em paz.

Autoria da Mesa Diretora:

_________________________

Romeu Rosa Maciel