Ata da 2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca

Ata da 2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 15 (quinze) de fevereiro de 2021 (dois mil e vinte e um), no salão da Câmara Municipal, às 19h. Presidente Romeu Rosa Maciel; Vice-Presidente Rosildo Bernardo da Rocha; Secretário Alarcon Antônio Delfim. No 1º (primeiro) dia do mês de fevereiro do ano de 2021 (dois mil e vinte e um), reuniram-se os vereadores: Alarcon Antônio Delfim, Antônio De Pádua Barros, Arlison Faria Basílio, Francisco Lázaro Corrêa, Jociane Aparecida Flores Silva, Lucinara Pereira Fabiano, Paulo César Corrêa, Romeu Rosa Maciel e Rosildo Bernardo da Rocha. Verificando a lista de presença e constatando o número regimental legal, o Sr. Presidente declarou aberta a Reunião convocada previamente. Dando continuidade, discussão do Projeto de Lei Nº 01/2021 “ALTERA A LEI Nº 2.278/2010, QUE DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO, COMPETÊNCIA E FUNCIONAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER E DA OUTRAS PROVIDENCIAS”. O relator da comissão de Constituição, Justiça e Redação, vereador Sr. Arlison Faria Basílio, pediu para a Assessora Parlamentar proceder a leitura do parecer de sua comissão. Depois, a Presidente da Comissão de Organização dos Poderes e Serviços Públicos e Administração Municipal, vereadora Sra. Lucinara Pereira Fabiano, fez a leitura do parecer de sua comissão. Em seguida, o Projeto de Lei Nº 01/2021 foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade de votos. Dando seguimento, o Sr. Presidente pediu para o Assessor Jurídico fornecer explicações acerca da reunião que foi realizada entre ele e outros 4 (quatro) vereadores na Câmara Municipal. O Assessor expôs que, a principal função do Legislativo é deliberativa, uma delas é deliberação Legislativa e, para isso, é preciso da aprovação do plenário, outra é deliberação administrativa, que cabe somente ao Presidente, independente de consulta aos demais vereadores, em relação à administração da Câmara. Nesta, pode haver reuniões políticas, não realizadas no plenário, podendo reunir apenas alguns vereadores para discutirem sobre qual decisão será tomada. Continuando, explicou que a reunião entre alguns vereadores foi realizada para mostrar como estavam sendo feitos alguns contratos e completou dizendo que cada um tem a liberdade de chamar o Presidente, outros vereadores e o assessor jurídico para expor ideias, sugestões, questões políticas, etc. O vereador Sr. Francisco Lázaro Corrêa expôs que, no dia da reunião, a vereadora Sra. Jociane Aparecida Flores Silva esteve na Câmara e, por ser novata, ao se deparar com uma reunião de apenas alguns vereadores, ficou constrangida. O vereador completou que a Sra. Jociane poderia, ao menos, ser convidada pra participar da reunião. A vereadora Sra. Jociane explicou que, pelo assunto da referida reunião, todos os vereadores poderiam ter sido convidados para participar e que ela e a vereadora Sra. Lucinara Pereira Fabiano sentiram- se ofendidas com tal conduta. O assessor disse que compreende, porém é normal esse tipo de reunião política, pois o Legislativo é formado por partidos políticos. A Sra. Lucinara expôs que deveria ser comunicado a todos os vereadores para, assim, não haver constrangimento. O Sr. Presidente disse que é preciso entender que há oposição e situação, aqueles que são contra e os que são favoráveis. O vereador Sr. Francisco solicitou que a fala do Presidente fosse registrada em ata. A Sra. Lucinara disse que o Presidente os vê como oposição, mas eles não são. O Sr. Presidente relatou que eles são oposição política, mas dentro do Plenário são todos iguais. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a Reunião mandando que se lavrasse a presente ata a qual, após lida e aprovada, será por todos assinada.

Romeu Rosa Maciel – Presidente:____________________________________________

Rosildo Bernardo da Rocha – Vice-Presidente:_________________________________