Vereadores participam do II Congresso Mineiro de Vereadores em BH

Os vereadores de Aiuruoca, Vinicius da Cunha Barros, Francisco Lázaro Corrêa, Alarcon Antônio Delfim, Mário de Arimatéia dos Santos, Romeu Rosa Maciel e Carlito da Rocha, estiveram presentes no II Congresso Mineiro de Vereadores – Todos Juntos por um Diálogo Municipalista, evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) com o objetivo de discutir a atuação do legislativo municipal e a aproximação com os demais poderes. Com a presença de aproximadamente 500 pessoas, entre vereadores de Minas Gerais, prefeitos e demais gestores, a abertura foi feita pelo presidente da AMM e prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, que fez questão de enaltecer a importância do evento para o aprimoramento da gestão pública. O Congresso contou com a presença do vice-Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, do presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro, e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

“Este é um grande evento do municipalismo mineiro e faremos de tudo para que ele se repita mais vezes. Infelizmente, ainda há muitas dúvidas sobre o papel do vereador, que não é apenas legislar e fiscalizar. O vereador é o primeiro contato da população, o elo entre o executivo e o cidadão e a sociedade civil organizada. Sabemos que os vereadores não medem esforços para atender aos anseios da comunidade, mas, muitas vezes, não têm o devido reconhecimento. Por isso, é nossa obrigação ressaltar sempre a importância do legislativo e o Congresso ajudará no cumprimento desta missão”, destaca Roncalli.

“Não poupamos esforços para promover um evento que estivesse à altura de todos os nossos convidados. E temos a certeza de que todos sairão daqui gratificados com a participação no nosso Congresso”, acrescenta Gustavo Persichini, superintendente da AMM.

 O presidente da AMM lembrou que cada município tem sua composição política e partidária, mas destacou que, independentemente disso, deve-se primar pelo trabalho voltado para a comunidade. “Temos a convicção de que o município é a nossa casa, dos prefeitos e vereadores. Por isso, o executivo e o legislativo devem trabalhar sempre em prol do cidadão, deixando de lado disputas partidárias”, ressalta.

De acordo com Roncalli, a AMM está buscando cada vez mais a aproximação do executivo com o legislativo. Por isso, ele reforça que a Associação é a casa dos prefeitos, mas também está à disposição dos vereadores em busca de soluções conjuntas para possíveis demandas. “Temos o Espaço AMM na Cidade Administrativa, que também deve ser usado pelos vereadores no momento em que eles estiverem na sede do Governo. Além disso, pretendemos criar um departamento para assessorar diretamente os vereadores”, informa.

Marketing político e CPIs

A primeira parte da programação do Congresso abordou dois temas de grande relevância para os vereadores, sobretudo por se tratar de um ano eleitoral. O jornalista Maurício Lara, do Instituto VER, falou sobre “Marketing Político nas Eleições para o Legislativo Municipal”. Ele enalteceu a importância do marketing no processo eleitoral, mas fez questão de frisar que não será ele o responsável pela vitória nas urnas.

“O marketing é o ponto de partida, mas não de o de chegada. O que faz a diferença é a qualidade do candidato, quem decide é o voto. O bom marketing é um caminho, mas não é garantia de vitória. Não tê-lo, é um caminho aberto para a derrota. Contar com ele, no entanto, não é garantia de vitória. O marqueteiro não é bruxo, um mago. É uma belíssima ferramenta e nada mais”, conceituou.

Segundo Maurício Lara, em outros tempos, o marketing tinha um peso maior no processo, pois poucos candidatos faziam uso deste mecanismo. Atualmente, no entanto, ele ressalta que o acesso se tornou mais amplo. “Nos dias de hoje, ferramentas como o marketing são apenas para empatar as eleições, não para vencer. O marketing está ao alcance de todos, é uma necessidade. Por isso, quem não tem, sai em desvantagem no processo eleitoral”, aponta.

“É muito importante participar e receber informações de como lidar com os cidadãos. Na minha cidade, por exemplo, o entendimento da maioria da população é que vereador atuante é aquele que atende à necessidade pessoal de determinada pessoal. Muitos não têm a visão que se deve legislar para todo o município. Quando fazem pesquisas para saber quem são os mais atuantes, a maioria dos eleitores indica aquele que dá dinheiro para comprar gás, tijolos, pagar contas. Não concordo, pois entrei na política para mudar essa visão”, comenta Elis Regina, vereadora em Bandeira do Sul.

A segunda palestra desta manhã tratou das “Comissões Parlamentares de Inquérito e o Controle da Administração Pública – Poderes e Limitação em Face do Ordenamento Político”. O assuntou foi abordado pelo Antônio José Calhau Resende, consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

“Um tema que considero dos mais importantes envolvendo as Câmaras Municipais é o instituto das CPIs. É um honra falar para uma plateia tão ilustre, fundamental para o bom desempenho da função fiscalizadora do poder legislativo municipal. Devemos saber o que é, qual seu objetivo. Ela (CPI) pode variar de acordo com o regimento de cada Câmara, mas estamos falando da mesma coisa: do instrumento de controle externo da administração pública para investigar irregularidades nas administrações públicas”, afirmou.  “Fico muito satisfeito por participar de uma palestra com tantas pessoas. Isso comprova que os vereadores estão querendo aprender. Por isso, parabenizo a AMM pela iniciativa e pela partipação maciça do povo mineiro”, acrescentou.

Fonte: Portal AMM

> VEJA A GALERIA DE FOTOS