Vereadores participam da inauguração da Farmácia de Minas

No dia 7 de dezembro, às 15:00h, na rua Tonico Barros, 315, em Aiuruoca, aconteceu a inauguração da Farmácia de Minas, reconhecida como estabelecimento de saúde e referência de serviços farmacêuticos para a população.

À solenidade, juntamente a muitos aiuruocanos, estiveram presentes o prefeito Paulo Roberto Senador, secretários municipais, os vereadores Francisco Lázaro, Mário de Arimatéia, Carlito da Rocha, Romeu Rosa, Vinicius Barros,  representantes de instituições municipais de saúde, autoridades militares; o farmacêutico responsável pelo programa Farmácia de Minas, em Aiuruoca, Márcio Chaves; José Richardson Pereira, superintendente Regional de Saúde – Varginha – e representante do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

Para o prefeito Paulo Roberto, a instalação do programa em Aiuruoca “é a manutenção firme do nosso propósito em não abandonar os princípios que norteiam nosso trabalho desde o início desta gestão, fazendo um atendimento adequado, justo e humano aos que mais necessitam e dependem da saúde pública”.

“Nosso município está entre os primeiros a integrar o projeto. Através do nosso saudoso prefeito José Nelson Lopes, conquistamos este importante investimento para o município no primeiro ano de governo. E apesar das dificuldades enfrentadas, vemos hoje, com o apoio da atual administração, o sonho se tornar realidade. E o mais importante: os pacientes que necessitarem, receberão, gratuitamente, cerca de 160 itens, entre analgésicos, antiasmáticos, cardiovasculares, entre outros medicamentos”, enfatizou o prefeito, que lembrou ainda da importância da disponibilização, pelo Estado, do software SIGAF – Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica -, que vai garantir o controle adequado dos medicamentos e do cadastro dos pacientes atendidos pela Farmácia, bem como de toda a rede.

A Secretaria de Estado da Saúde, desde 2008 mantém o programa Farmácia de Minas. Agora reconhecido como Plano Estadual de Estruturação da Rede de Assistência Farmacêutica, o Farmácia de Minas consiste na definição de um modelo de assistência farmacêutica do SUS. A Rede Farmácia de Minas é dividida em três setores: Medicamentos para Atenção Primária à Saúde, Medicamentos de Alto Custo e Medicamentos Estratégicos.

O programa visa garantir o acesso a medicamentos para Atenção Primária por meio da estruturação da Rede Estadual de Assistência Farmacêutica do SUS.

Medicamentos básicos: são aqueles destinados à atenção primária à saúde. São adquiridos pelo governo do estado com recurso tripartite, federal, estadual e municipal e distribuídos para os 853 municípios do estado de Minas Gerais.

Medicamentos estratégicos: para atendimento a portadores de doenças que configuram problemas de saúde pública, com impacto sócio-econômico importante, cujo controle e tratamento tenham protocolos e normas estabelecidas.

Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Alto Custo): são medicamentos utilizados em doenças raras, padronizados pelo Ministério da Saúde, cujo uso atende a casos específicos.

Créditos: Correio do Papagaio