Vereadores participaram do 29º Congresso Mineiro de Municípios

Os vereadores Francisco Lázaro Corrêa (vice-Presidente), Alarcon A. Delfim (Secretário), Mário de Arimatéia dos Santos, Romeu Rosa Maciel, Carlito da Rocha e Marisa de S. Toledo estiveram presentes no 29º Congresso Mineiro de Municípios.

 O Congresso chegou a sua vigésima nona edição neste ano. O evento promovido pela Associação Mineira de Municípios – AMM discutiu cenários, perspectivas e estratégias para a gestão municipal e as próximas eleições. Durante três dias, prefeitos, vereadores, servidores e congressistas puderam participar de palestras e conferências com personalidades de renome nacional.

O evento contou com a presença do Governador em exercício, Dinis Pinheiro, o Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques, o Presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Paulo Ziulkoski, o Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, entre outras autoridades.

O primeiro dia foi marcado pela assinatura de três convênios entre a AMM e alguns parceiros. O acordo assinado entre a AMM, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, o Governo de Minas por meio da Fundação João Pinheiro e a Fundação Vale é um projeto pioneiro que vai qualificar 2.500 servidores em todo o Estado.

Foi assinado, também, o termo de adesão para o recebimento dos recursos provenientes das multas de trânsito, essa é uma parceria entre a AMM e a Polícia Civil de Minas Gerais. Durante a solenidade, a instituição ainda assinou um acordo com a Secretaria de Estado de Saúde onde o programa “Sala de Espera”, do Canal Saúde, iniciativa do Governo do Estado, será exibido nas salas de espera da AMM, em contra partida a Associação disponibilizará materiais referentes à saúde para o canal.

Ainda no dia 8, quem esteve presente no evento pode participar da conferência com o Ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Senhor Carlos Veloso, que discutiu a Lei da Ficha Limpa. Em 2012, será realizada a primeira eleição com a lei em vigência.

A entrega do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, uma iniciativa da AMM em parceria com a União Brasileira para Qualidade – UBQ e com o patrocínio da Gerdau, foi o destaque do segundo dia de Congresso. Os homenageados foram prefeituras que se destacaram na gestão de recursos em busca de melhorias dos resultados.

Na oportunidade, os visitantes participaram das conferências “Pesquisa eleitoral: Importância e aplicação nas eleições municipais”, proferida pelo Presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra e “Marketing político nas eleições municipais”, apresentada pelo Especialista em comportamento eleitoral e campanhas políticas, Antônio Lavareda.

O último dia do 29º Congresso Mineiro de Municípios apresentou enfoques variados sobre temas recorrentes na atualidade. A programação foi aberta com a conferência “Governabilidade Municipal: a necessidade de implementação de medidas compensatórias aos Municípios face medidas da União e dos Estados”, ministrada pelo
Senador Aécio Neves, autor da Proposta de Emenda à Constituição 031/2011 – que determina que a União e os Estados compensem seus respectivos municípios, sempre que adotarem a concessão de qualquer subsídio ou isenção, redução de base de cálculo, redução de alíquotas ou contribuições cujas receitas sejam compartilhadas na forma estabelecida na Constituição.

Encerrando a programação de palestras e debates do Congresso, o jornalista André Trigueiro realizou a conferência “Gestão municipal sustentável”. Trigueiro destacou que “antes não era comum se ouvir um político falar de meio ambiente. Hoje, por convicção ou conveniência, todos falam, porque isso deixou de ser assunto periférico”. O Congresso ainda contou, ao todo, com dezoito salas técnicas que discutiu temas para a qualificação de gestores e futuros gestores municipais, além das oficinas de inovação do SIMI.

A cultura de várias regiões de Minas Gerais também marcou presença no 29º Congresso Mineiro de Municípios. Seis grupos culturais se apresentaram ao longo dos três dias. O público pode conferir shows de dança, violas, tambores, entre outros.

Balanço do 29º Congresso Mineiro de Municípios

Durante o período de 8 a 10 de maio, o evento promovido pela Associação Mineira de Municípios – AMM, no Expominas, em Belo Horizonte, teve a participação de cerca de 120 expositores na “Feira para o Desenvolvimento dos Municípios” e público visitante de, aproximadamente, 10 mil pessoas. O Presidente da AMM e Prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, ressaltou a importância da presença de todos e a busca por informações que colaborem para uma melhor administração pública. “O Congresso foi uma grande oportunidade para gestores e futuros gestores que se empenham na busca por uma administração de sucesso”, concluiu.