Ata da 18ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca

Ata da 18ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 15 (quinze) de
outubro de 2018 (dois mil e dezoito), no salão da Câmara Municipal, às 19h:00min. Presidente
Francisco de Assis Barros; Vice-presidente Roni Roberto Pena; Secretário Ivair Corrêa. Aos 15
(quinze) dia do mês de outubro de 2018, reuniram-se os Vereadores: Francisco de Assis Barros;
Lázaro Hélio da Silva; Helder de Carvalho Corrêa; Mário de Arimateia dos Santos; Roni Roberto
Pena; Antônio Paulo Flores; José Renato do Nascimento; Ivair Corrêa e Alarcon Antônio Delfim.
Verificando a lista de presença e constatando o número regimental legal, o Sr. Presidente declarou
aberta a Reunião convocada previamente. Em seguida, leitura e discussão da ata anterior a qual, após
lida e aprovada, vai por todos assinada. Dando sequência, leitura do ofício 51/2018 enviado pela
Prefeitura, em resposta ao ofício 121/2018, no qual o Prefeito esclarece que, em relação ao Projeto de
Lei 10/2018- Autoriza a cessão de uso de imóvel ao Ministério Público local, não houve pagamento de
aluguel do referido órgão para a Prefeitura Municipal. Logo após, leitura da proposta de Requerimento
03/2018 de autoria do vereador Sr. Mario de Arimateia dos Santos, no qual o vereador solicita a
possibilidade da Prefeitura providenciar para os funcionários da coleta de lixo os equipamentos
necessários para a execução do serviço diário, sendo calçados apropriados, luvas e capas de chuva.
Dando continuidade, discussão do Projeto de Lei 10/2018 – “Autoriza cessão de uso de imóvel ao
Ministério Público Local.” O presidente da comissão de Constituição, Justiça e redação, vereador Sr.
Ivair Corrêa, fez a leitura do parecer de sua comissão e apresentou uma emenda. O vereador Sr. Mário
de Arimateia dos Santos parabenizou a comissão pela emenda reduzindo o tempo de cessão do imóvel
de 10 (dez) para 3 (três) anos, pois, segundo ele, agora é possível aprovar o projeto. Na oportunidade,
o vereador salientou que, em resposta ao vereador Sr. Helder de Carvalho Corrêa, o Prefeito explicou
que é ato de colaboração entre as repartições públicas no qual aquela que te bem desnecessário cede o
uso para outra. Porém, o Sr. Mário ressaltou que, embora o Ministério Público seja um órgão
relevante, a Prefeitura está cedendo um imóvel próprio e alugando outro para seus departamentos. Em
seguida, a emenda foi colocada em votação e foi aprovada por 7 (sete) votos a favor e 1 (um) contra.
Logo após, o Projeto de Lei 10/2018, com emenda, foi colocado em votação e foi aprovado por 7
(sete) votos a favor e 1 (um) contra. O vereador Sr. Helder de Carvalho explicou que é a favor do
Projeto original, sem emenda, no qual cede o imóvel pelo período de 10 (dez) anos ao Ministério
Público. Dando continuidade, discussão do Projeto de Lei 07/2018 – “Institui o Fundo Municipal de
Proteção ao Património Cultural e dá outras providências”. O presidente da comissão de Constituição,
Justiça e redação, vereador Sr. Ivair Corrêa, fez a leitura do parecer de sua comissão e apresentou uma
emenda. Depois, o presidente da comissão de Organização dos Poderes e Serviços Públicos e
Administração Municipal, vereador Sr. Helder de Carvalho Corrêa, fez a leitura do parecer de sua
comissão. O relator da comissão de Orçamento, Finanças, Tributação da Ordem Econômica Social,
vereador Sr. Lázaro Hélio da Silva, fez a leitura do parecer de sua comissão. Em seguida, a emenda foi
colocada em votação e foi aprovada por unanimidade de votos. Logo após, o Projeto de Lei 07/2018,
com emenda, foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade de votos. Dando sequência,
discussão do Projeto de Lei 13/2018- Altera a denominação de via pública e urbana e dá outras
providências. O presidente da comissão de Constituição, Justiça e redação, vereador Sr. Ivair Corrêa,
fez a leitura do parecer de sua comissão. O vereador Sr. Mario de Arimateia expôs que a prefeitura, no
passado, não informou aos demais órgãos a alteração do nome de ruas. Por isso, ele pediu que jurídico
da Casa solicite que seja dado conhecimento de tal mudança. Depois, o Projeto de Lei 13/2018 foi
colocado em votação e foi aprovado por unanimidade de votos. Dando seguimento, discussão do
Projeto de Lei 14/2018- Altera a denominação de via pública e urbana e dá outras providências. O
presidente da comissão de Constituição, Justiça e redação, vereador Sr. Ivair Corrêa, fez a leitura do
parecer de sua comissão. Posteriormente, o Requerimento 03/2018 foi colocado em discussão e o Sr.
Mário expôs que vestimenta e calçado adequados ao profissional que faz coleta de lixo é o mínimo que
a Prefeitura precisa disponibilizar. Após discussão, o Requerimento 03/2018 foi colocado em votação
e foi aprovado por unanimidade de votos. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a
Reunião mandando que se lavrasse a presente ata a qual, após lida e aprovada, será por todos assinada.
Francisco de Assis Barros – Presidente:_______________________________________
Roni Roberto Pena – Vice-Presidente:________________________________________
Ivair Corrêa – Secretário -:________________________________________________
José Renato do Nascimento:________________________________________________
Antônio Paulo Flores:_____________________________________________________
Helder Carvalho Corrêa: _________________________________________________
Mário de Arimatéia dos Santos: ____________________________________________
Lázaro Hélio da Silva : ___________________________________________________
Alarcon Antônio Delfim: ______________________________________________