Ata da 3ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca

Ata da 3º Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 05 (cinco) de março de 2014 (dois mil e catorze) no salão da Câmara Municipal às 19h (dezenove horas). Presidente Mário de Arimatéia dos Santos, Vice-Presidente Willer da Silva Maciel, Secretário Francisco Lázaro Corrêa. Aos cinco dias do mês de março do ano de dois mil e catorze, reuniram-se os vereadores: José Mauro Amaral, João Batista de Frias; Antônio de Pádua Barros; Mauro dos Santos; Willer da Silva Maciel; Lázaro Hélio da Silva; Francisco Lázaro Corrêa, Mário de Arimatéia dos Santos e Rafael de Andrade. Verificando a lista de presença e constatando o número regimental legal, o Sr. Presidente declarou aberta a Reunião convocada previamente. Em seguida, obedecendo à ordem dos trabalhos, leitura e discussão da ata anterior a qual, após lida e aprovada, vai por todos assinada. Dando sequência, distribuição dos Projetos de Lei 03/2014, 04/2014 e 05/2014. Logo após, o vereador Lázaro Hélio da Silva, presidente da comissão especial criada para analisar a possível homenagem ao Vice- governador de Minas Gerais o Sr. Alberto Pinto Coelho Junior e ao Deputado Estadual Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Sr. Diniz Antônio Pinheiro, relatou que a comissão aprovou os projetos. Em seguida, discussão do Projeto de Decreto Legislativo 01/2014 – “Dispõe sobre a concessão de títulos de Cidadania Honorária e dá outras providências”. Após discussões, votação do referido projeto que foi aprovado por unanimidade de votos. Dando continuidade, discussão do Projeto de Decreto Legislativo 02/2014 – “Dispõe sobre a concessão de títulos de Cidadania Honorária e dá outras providências”. Após discussões, votação do referido projeto que foi aprovado por unanimidade de votos. Logo após, os vereadores Sr. João Batista de Frias e Sr. José Mauro Amaral agradeceram aos demais vereadores pelo apoio aos projetos, já que os homenageados estão contribuindo para o asfaltamento da estrada que liga Aiuruoca à Alagoa. Em seguida, o Sr. Presidente explicou aos vereadores como será feita a homenagem. Posteriormente, o Sr. Mário de Arimatéia fez um agradecimento ao deputado Sr. Duarte Bechir que pleiteou junto à Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais e ao Governo Estadual, conseguindo duas viaturas para a polícia Militar de nossa cidade. Dando sequência, o Sr. Presidente expôs que o vereador Sr. José Mauro Amaral estava inscrito na pauta para falar sobre o programa do SAMU, porém o vereador explicou que tinha convidado os responsáveis do programa do SAMU na região e que  o Sr. Jovane Ernesto Constantini, gerente de logística do CISSUL (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro- Região do Sul de Minas), tinha atendido seu convite e se encontrava presente  para melhores esclarecimentos. O Sr. Presidente agradeceu a presença do mesmo e da Secretária Municipal de Saúde Sra. Sueli Arantes e franqueou a palavra a ele. O Sr. Jovane, primeiramente, deu informações sobre o CISSUL e relatou que 154 (cento e cinquenta e quatro) municípios fazem parte dessa macro- região e há 34 (trinta e quatro) bases do SAMU, sendo 9 (nove) avançadas. Ele informou que os hospitais de algumas cidades foram credenciados pela Secretaria Estadual de Saúde e que ele não tinha autonomia sobre esse assunto e, referente ao hospital de Aiuruoca, o mesmo não foi credenciado porque o gestor do Consórcio da administração passada não o fez, credenciando os hospitais de Minduri, Cruzília e Baependi devido à logística. O Sr. Jovane também informou que as cidades da região como Carvalhos, Seritinga e Serranos desejam que nosso hospital seja credenciado devido à sua proximidade, por isso ele pediu que os prefeitos dessas cidades enviem ofícios solicitando tal credenciamento que, se ocorrer, trará muitos benefícios para nosso município. Em seguida, o vereador Sr. José Mauro Amaral esclareceu que o diretor do Hospital Dr. Júlio Sanderson foi a Juiz de fora e não chegará a tempo para a reunião. Após a exposição do Sr. Jovane, os vereadores questionaram o erro de logística com a exclusão do hospital de Aiuruoca e o Presidente alertou o Sr. Jovane sobre os problemas e reclamações que isso vai causar. O Sr. Jovane também esclareceu que no caso dos atendimentos de Aiuruoca a referência será o hospital de Baependi. Logo após, a Secretária de Saúde, Sra. Sueli Arantes, cidadãos presentes e os membros do Conselho Municipal de Saúde tiraram dúvidas sobre o programa como o mesmo. Posteriormente, a Secretária de Saúde agradeceu a presença de alguns representantes do Conselho Municipal de Saúde e também esclareceu que não convidou os vereadores para fazer parte do Conselho, pois, segundo orientação jurídica, não podem atuar como membros do Conselho, tendo em vista ser o Legislativo um órgão fiscal. Seguidamente, o Sr. Presidente agradeceu ao Sr. Jovane e disse que a Câmara está à disposição do SAMU. O Sr. Jovane agradeceu a oportunidade e se colocou à disposição para qualquer dúvida. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a Reunião mandando que se lavrasse a presente ata a qual, após lida e aprovada, será por todos assinada.