Ata da 16ª Reunião Ordinária de 2013 da Câmara Municipal de Aiuruoca

Ata da 16ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 18 (dezoito) de setembro de 2013 (dois mil e treze), no salão da Câmara Municipal às 19:00 (dezenove) horas. Presidente Mauro dos Santos, Vice- presidente Mário de Arimatéia dos Santos, Secretário Francisco Lázaro Corrêa. Aos 18 (dezoito) dias do mês de setembro do ano 2013 (dois mil e treze), reuniram- se os vereadores: José Mauro Amaral, Antônio de Pádua Barros, Willer da Silva Maciel, Lázaro Hélio da Silva, Francisco Lázaro Corrêa, Mário de Arimatéia dos Santos, João Batista de Frias e Rafael de Andrade. O Presidente da Câmara, o vereador Sr. Mauro dos Santos, não esteve presente por motivo de saúde e o Vice- Presidente, o vereador Sr. Mário de Arimatéia dos Santos, presidiu esta reunião.  Verificando a lista de presença e constatando o número regimental legal, o Sr. Presidente declarou aberta a Reunião convocada previamente.  Em seguida, obedecendo à ordem dos trabalhos, leitura e discussão da ata anterior a qual, após lida e aprovada, vai por todos assinada. Logo após, distribuição das correspondências. Seguidamente, leitura do convite da Embaixada da Paz para a comemoração do aniversário do Sino da Paz. Dando continuidade, discussão do Projeto de Lei 16/2013. Depois o vereador Sr. José Mauro Amaral fez a leitura de seu parecer como relator da comissão de Ordem Econômica e Social e Propôs uma emenda modificativa em tal projeto. Posteriormente os vereadores, Sr. João Batista de Frias e Sr. Willer da Silva Maciel, Presidente e membro respectivamente da Comissão referida, aprovaram o Projeto com a emenda proposta pelo relator. Posteriormente, o vereador Sr. Mário de Arimatéia dos Santos expõe que a Comissão de Legislação, justiça e Redação aprovou tal projeto de acordo com o parecer do assessor jurídico. Então o Sr. Presidente em exercício indagou se os vereadores estavam aptos para os votos e todos afirmaram que sim. Dando continuidade, votação do projeto de Lei 16/2013 original aprovado por unanimidade de votos. Em seguida, votação da emenda, proposta pelo vereador relator Sr. José Mauro Amaral, a qual foi aprovada por unanimidade de votos. Logo após, o Sr. Mário de Arimatéia dos Santos fez a leitura de um requerimento do presidente de Câmara de Aiuruoca e do Presidente da Câmara de Alagoa no qual se aprovado, os vereadores solicitaram ao Deputado Sr. Duarte Bechir providências sobre ligação asfáltica entre Aiuruoca e Alagoa. Tal requerimento foi aprovado por unanimidade de votos e foi assinado por todos os vereadores. Posteriormente atendendo ao pedido do vereados Sr. José Mauro Amaral e ao oficio do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o Deputado Sr. Dinis Pinheiro, o Sr. Mário de Arimatéia dos Santos fez a leitura de um manifesto contra o fechamento das APAE que, se aprovado pelos vereadores, será encaminhado às autoridades de direito e aos órgãos que estão envolvidos nesta causa. O referido Manifesto foi aprovado por unanimidade de votos e assinados por todos os vereadores. Logo após, o vereador Sr. João Batista de Frias pediu a palavra e relatou que na APAE há 34 (trinta e quatro) alunos, alguns cadeirantes e a maioria desses alunos não tem condições de frequentar escolas regulares. O Sr. João também questiona como essas escolas receberam tais alunos. Seguidamente, o vereador Mário de Arimatéia dos Santos declara que acredita e espera que o Congresso Nacional não aprove o fechamento das APAE. Dando sequencia, o Sr. Mário expos que o Presidente Sr. Mauro dos Santos solicita que os presidentes, relatores e membros das comissões se reúnam nas segundas e terças-feiras nas semanas de reuniões plenárias, em outras semanas as comissões podem se reunir em outros dias, assim, se surgirem dúvidas, podem ser sanadas. Em seguida, inscritos previamente o vereador Sr. João Batista de Frias fez um esclarecimento sobre sinalização de trânsito nas ruas Ladislau Albarez e João Rosa Maciel. O vereador expôs que solicitou somente redutores de velocidade ao prefeito. O vereador também elucida que colocaram uma placa proibindo aqueles que vêm da Rua Dr. Antônio Alves virar a direita e que ele não solicitou isso, também declara que retirou tal placa, o Sr. João relata que a sinalização foi feita pelo Tenente da Policia Militar e que a rotatória ainda não esta terminada e que, se for preciso, irão trazer um técnico em trânsito. Seguidamente, o Sr. Mário de Arimatéia dos Santos lembrou os vereadores que no dia 25 (vinte e cinco) de setembro deste ano às 19:00 (dezenove) horas, haverá uma reunião com os motoristas de táxis. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a Reunião declarando que se lavrasse a presente ata que, após lida e aprovada, será por todos assinada. Em tempo, a emenda proposta pelo vereador José Mauro Amaral foi apresentada ao plenário e aprovada por unanimidade de votos. Em tempo, o vereador João Batista de Frias pediu ao Executivo a sinalização e não as placas, atendendo aos pedidos dos moradores.