Ata da 2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca

Ata da 2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 19 (dezenove) de fevereiro de 2024 (dois mil e vinte e quatro), no salão da Câmara Municipal, às 19h. Presidente Lucinara Pereira Fabiano; Vice-Presidente Antônio de Pádua Barros; Secretário Paulo César Corrêa. Aos 19 (dezenove) dias do mês de fevereiro do ano de 2024 (dois mil e vinte e quatro), reuniram-se os vereadores: Alarcon Antônio Delfim, Antônio de Pádua Barros, Arlison Faria Basílio, Francisco Lázaro Corrêa, Jociane Aparecida Flores Silva, Lucinara Pereira Fabiano, Paulo César Corrêa, Romeu Rosa Maciel e Rosildo Bernardo da Rocha. Verificando a lista de presença e constatando o número regimental legal, a Sra. Presidente declarou aberta a Reunião convocada previamente. Logo após, distribuição do Projeto de Lei 02/2024- “Dispõe sobre a revisão geral e aumento real da remuneração dos servidores Públicos Municipal da Câmara Municipal de Aiuruoca e dá outras providências”; Projeto de Lei 03/2024- “Dispõe Sobre A Recomposição Das Perdas Inflacionárias Nos Subsídios Do Vereador Da Câmara Municipal”; Projeto de Lei 04/2024- “Dispõe sobre aumento real dos vencimentos dos servidores públicos do Poder Executivo de Aiuruoca, Conselheiros Tutelares, Inativos e Pensionistas e reajuste dos mesmos, a título de recomposição de perdas inflacionárias, e dá outras providências” e Projeto de Lei 05 /2024- “Dispõe sobre a recomposição de perdas inflacionárias dos subsídios do Prefeito, Vice Prefeito e Secretários Municipais de Aiuruoca, e dá outras providências”. Logo após, leitura da Moção de Pesar 01/2024 pela passagem da Sra. Maria de Andrade Barros. Dando seguimento, discussão do Projeto de Lei 19/2023 – “Concede Adicional de Gratificação de Função para o Agente de Contratação, Pregoeiro, Membros da Comissão de Contratação e Membros de Equipe de Apoio”. Após a leitura dos pareceres, o vereador Sr. Francisco Lázaro Corrêa expôs que o referido projeto já esteve na Câmara ano passado e que o projeto é legal, porém ele é contra, como da vez anterior, porque os funcionários efetivos não ganham gratificação. Continuando, ele disse que não é contra ninguém, mas gostaria que todos recebessem gratificação. O vereador Sr. Arlison Faria Basílio também relatou que é contra o projeto porque entende que a gratificação deve ser para todos os funcionários. O Projeto de Lei 19/2023 foi colocado em votação e foi aprovado por 5 (cinco) votos. Posteriormente, discussão do Projeto de Lei 01/2024- “Altera a Lei Municipal nº2.396/2018”. Foi feita a leitura dos pareceres e, como os vereadores estavam aptos a votar, o referido projeto foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Depois, discussão do Projeto de Resolução 01/2024- “Concede Adicional de Gratificação de Função para membros da Comissão de Contratação da Câmara Municipal de Aiuruoca”. Após a leitura dos pareceres, o referido projeto foi colocado em votação, sendo aprovado por 5 (cinco) votos. Em seguida, votação da Moção de Pesar 01/2024, a qual foi aprovada por unanimidade de votos. Dando sequência passou- se para Explicações pessoais e a senhora presidente fez uso da palavra com assunto esclarecimentos, manifestando repúdio, em nome da Câmara, em relação às publicações caracterizadas como “fakes” publicadas nas redes sociais sobre o vereador Sr. Arlison Faria Basílio. Ela também expôs que a Câmara irá acionar a polícia para abertura de inquérito. Logo após, o assessor jurídico fez uso da palavra com assunto esclarecimentos. Ele informou que já havia tomado as medidas legais cabíveis a respeito das publicações caracterizadas como “fakes” publicadas nas redes sociais sobre o vereador Sr. Arlison Faria Basílio, relatou que a Câmara jamais irá tolerar publicações indecorosas de qualquer membro desta Casa Legislativa. Nada mais havendo a tratar, a Sra. Presidente encerrou a Reunião mandando que se lavrasse a presente ata a qual, após lida e aprovada, será por todos assinada.

Lucinara Pereira Fabiano – Presidente:_____________________________________________

Antônio de Pádua Barros– Vice-Presidente:__________________________________________

Paulo César Corrêa – Secretário:___________________________________________________

Arlison Faria Basílio:_____________________________________________________________