Ata da 21ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca

Ata da 21ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 18 (dezoito) de dezembro de 2023 (dois mil e vinte e três), no salão da Câmara Municipal, às 19h. Presidente Antônio de Pádua Barros; Vice-Presidente Francisco Lazaro Correa; Secretário Alarcon Antônio Delfim. Aos 18 (dezoito) dias do mês de dezembro do ano de 2023 (dois mil e vinte e três), reuniram-se os vereadores: Alarcon Antônio Delfim, Antônio de Pádua Barros, Arlison Faria Basílio, Francisco Lázaro Corrêa, Jociane Aparecida Flores Silva, Lucinara Pereira Fabiano, Paulo César Corrêa, Romeu Rosa Maciel e Rosildo Bernardo da Rocha. Verificando a lista de presença e constatando o número regimental legal, o Sr. Presidente declarou aberta a Reunião convocada previamente. Dando continuidade, leitura dos requerimentos 22, 23, 24 e 25/2023 e da Moção de Repúdio 06/2023. Em seguida, discussão, em segundo turno, da Emenda Modificativa ao Projeto de Lei nº 16/2023 (LOA) – “Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Aiuruoca para o exercício financeiro de 2024”. Logo após a emenda foi colocada em votação sendo aprovada por 7 (sete)  votos a favor e 1 (um) contra. Posteriormente, discussão, em segundo turno, do Projeto de Lei nº 16/2023 (LOA) – “Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Aiuruoca para o exercício financeiro de 2024”. Foi dispensada a leitura dos pareceres e o referido projeto foi colocado em votação sendo aprovado por unanimidade de votos. Dando continuidade, discussão e votação da Emenda modificativa impositiva ao Projeto de Lei 16/2023, procedeu-se a leitura dos pareceres e o referido projeto foi colocado em votação sendo aprovado, em dois turnos, por unanimidade de votos. Depois, discussão e votação do Projeto de Lei 20/2023 – “Dispõe sobre autorização para repassar recursos de emenda parlamentar federal a entidade que menciona, e dá outras providências”, foi feita a leitura dos pareceres e o referido projeto foi colocado em votação sendo aprovado por unanimidade de votos. Discussão e votação do Decreto Legislativo 02/2023 “Dispõe sobre o reajuste dos valores contidos no quadro de diárias dos Vereadores e Servidores da Câmara Municipal de Aiuruoca-MG, contidos no Anexo I da Lei Municipal nº2.396/2018”. Foi feita a leitura dos pareceres e o referido projeto foi colocado em votação sendo aprovado por unanimidade de votos. Dando seguimento, a Moção de Repúdio 06/2023 foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade de votos.  Logo após passou-se discussão e votação dos requerimentos 22, 23, 24 e 25/2023 e como os vereadores estavam aptos a votar, os requerimentos foram aprovados separadamente por unanimidade de votos. O Vereador Arlison Faria Basilio elucidou sobre o requerimento 24/2023 para o Sr. Prefeito tomar atitude sobre a fábrica de bloquetes, que é de serventia e pode gerar empregos para a população. E também, elucidou sobre o requerimento 25/2023 solicitando ao Sr. Prefeito máxima urgência a mão única da Rua Felipe Senador, já que a Rua nova está pronta. Passou-se para explicações pessoais. O Vereador Rosildo Bernardo da Rocha explanou sobre o recurso enviado pelo deputado estadual Duarte Bechir para construção da ponte Pedra / Matutu e reforma da pracinha do Alto. Ele informou que o apoio financeiro foi perdido porque o cadastro não foi feito dentro do período estipulado. Após isso, o Vereador Rosildo questionou a Vereadora Jociane sobre a verba destinada à construção de um parquinho, a qual ela respondeu que ainda não foi utilizada. Ele também mencionou o recurso destinado ao asilo que foi perdido. O vereador disse que está informando a população desses casos, porque o município perdeu quantidades significativas de apoio financeiro, apesar de seu empenho na busca de recursos. Os Vereadores desejaram votos de feliz natal e feliz ano novo para todos os nobres colegas, servidores da câmara e aiuruocanos. Logo após, o Vereador Rosildo esclareceu os valores das emendas impositivas que foram indicadas para cada entidade. O Presidente fez agradecimentos aos nobres vereadores e funcionários, desejando votos de feliz natal e feliz ano novo para todos. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a Reunião mandando que se lavrasse a presente ata a qual, após lida e aprovada, será por todos assinada.

Antônio de Pádua Barros – Presidente:__________________________________

Francisco Lázaro Corrêa – Vice-Presidente______________________________