Ata da 17ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca

Ata da 17ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 16 (dezesseis) de novembro de 2021 (dois mil e vinte e um), no salão da Câmara Municipal, às 19h. Presidente Romeu Rosa Maciel; Vice-Presidente Rosildo Bernardo da Rocha; Secretário Alarcon Antônio Delfim. Aos 16 (dezesseis) dias do mês de novembro do ano de 2021 (dois mil e vinte e um), reuniram-se os (as) vereadores (as): Alarcon Antônio Delfim, Antônio de Pádua Barros, Arlison Faria Basílio, Francisco Lázaro Corrêa, Jociane Aparecida Flores Silva, Lucinara Pereira Fabiano, Paulo César Corrêa, Romeu Rosa Maciel e Rosildo Bernardo da Rocha. Verificando a lista de presença e constatando o número regimental legal, o Sr. Presidente declarou aberta a Reunião convocada previamente. Dando continuidade, distribuição do Projeto de Lei 12/2021- “Dispõe sobre a ampliação do limite para abertura de créditos suplementares durante a execução do Orçamento Municipal no Exercício de 2021 e altera a redação do art. 5º- I, da Lei Municipal nº 2.424 de 04 de Novembro de 2020”. Depois, distribuição do Projeto de Lei Complementar 01/2021- “Altera os anexos I e II, inerentes ao cargo de Motorista constantes da Lei Municipal nº 2.298/2011 “Dispõe sobre a Reorganização Do quadro de Servidores da Câmara Municipal, cria cargo, fixa novos vencimentos e dá outras providências”. Posteriormente, o Sr. Presidente informou que haverá Reunião Extraordinária no dia 22/11/2021, próxima segunda.  Dando sequência, discussão, em primeiro turno, do Projeto de Lei 09/2021 – “Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2022/2025”. A vereadora Sra. Jociane Aparecida Flores  Silva, membro da Comissão de Orçamento, Finanças, Tributação da Ordem Econômica Social, fez a leitura do parecer. A vereadora Sra. Lucinara Pereira Fabiano, presidente da Comissão de Organização Dos Poderes e Serviços Públicos e Administração Municipal, fez a leitura do parecer. A assessora parlamentar, a pedido do relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, fez a leitura do parecer final da respectiva comissão. Logo após, votação, em primeiro turno, do Projeto de Lei 09/2021 – “Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2022/2025”, o qual foi aprovado por unanimidade de votos. Dando seguimento, leitura e discussão da Emenda Aditiva e Modificativa 1, em primeiro turno, ao Projeto de Lei 10/2021 – “Estima a Receita e Fixa a despesa do Município de Aiuruoca para o exercício financeiro de 2022”. A assessora parlamentar fez a leitura da referida emenda. Logo após, foi feita a leitura do parecer da Comissão de Orçamento, Finanças, Tributação da Ordem Econômica Social. Em seguida, leitura do parecer da Comissão de Organização dos Poderes e Serviços Públicos e Administração Municipal procedida pela presidente da comissão Sra. Lucinara Pereira Fabiano. Posteriormente, a assessora parlamentar procedeu a leitura do parecer final da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Seguidamente, votação, em primeiro turno, da Emenda Aditiva e Modificativa 1 ao Projeto de Lei 10/2021 – “Estima a Receita e Fixa a despesa do Município de Aiuruoca para o exercício financeiro de 2022”, a qual foi aprovada por unanimidade de votos. Ato contínuo, leitura e discussão, em primeiro turno, da Emenda Modificativa 2 ao Projeto de Lei 10/2021 – “Estima a Receita e Fixa a despesa do Município de Aiuruoca para o exercício financeiro de 2022”. A referida emenda foi colocada em votação e foi aprovada, em primeiro turno, por unanimidade de votos. Depois, votação, em primeiro turno, do Projeto de Lei 10/2021 – “Estima a Receita e Fixa a despesa do Município de Aiuruoca para o exercício financeiro de 2022”, o qual foi aprovado, em primeiro turno, por unanimidade de votos. Dando continuidade, discussão e do Projeto de Decreto do Legislativo 02/2021 – “Dispõe sobre concessão de títulos de Cidadania Honorária e da outras providências”. A assessora parlamentar procedeu à leitura dos pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação dos Projetos de Decreto Legislativo 02, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10 e 11/2021- “Dispõe sobre concessão de títulos de Cidadania Honorária e da outras providências”. Sucessivamente, cada Projeto de Decreto Legislativo supracitado foi colocado em votação e todos foram aprovados por unanimidade de votos. Dando sequência, passou- se para Explicações Pessoais e a vereadora Sra. Jociane Aparecida Flores Silva com assunto “Implementação da ouvidoria no ano de 2022”.  A vereadora expôs que, com o término da restrição imposta pela Lei Complementar 173/2020, ela gostaria que, no ano de 2022 (dois mil e vinte dois), fosse elaborado um Projeto de Lei para a implantação da Ouvidoria neste órgão, já que é uma exigência expressa por Legislação Federal e também é um canal de comunicação entra a Câmara e a população. Na oportunidade, o vereador Sr. Rosildo Bernardo da Rocha pronunciou a respeito da data da Reunião Extraordinária, solicitando que fosse marcada para o dia 19, pois, no dia 22, ela já tinha um compromisso inadiável. Como não estavam em acordo com a data, a Sra. Lucinara Pereira Fabiano expôs que ele poderia faltar à reunião e justificar sua ausência. Completando, o assessor jurídico expôs que poderia ser votada a justificativa. Continuando a argumentação entre os vereadores, a Sra. Lucinara sugeriu que a reunião fosse finalizada e que eles decidissem sobre a data fora do Plenário. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a Reunião mandando que se lavrasse a presente ata a qual, após lida e aprovada, será por todos assinada.

Romeu Rosa Maciel – Presidente:____________________________________________

Rosildo Bernardo da Rocha – Vice-Presidente:_________________________________