Ata da 5ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca

Ata da 5ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Aiuruoca, realizada no dia 12 (doze) de abril de 2021 (dois mil e vinte e um), no salão da Câmara Municipal, às 19h. Presidente Romeu Rosa Maciel; Vice-Presidente Rosildo Bernardo da Rocha; Secretário Alarcon Antônio Delfim. Aos 12 (doze) dias do mês de abril do ano de 2021 (dois mil e vinte e um), reuniram-se os vereadores: Alarcon Antônio Delfim, Antônio de Pádua Barros, Arlison Faria Basílio, Francisco Lázaro Corrêa, Jociane Aparecida Flores Silva, Lucinara Pereira Fabiano, Paulo César Corrêa, Romeu Rosa Maciel e Rosildo Bernardo da Rocha. Verificando a lista de presença e constatando o número regimental legal, o Sr. Presidente declarou aberta a Reunião convocada previamente. Dando continuidade, distribuição do Requerimento 01/2021 de autoria dos vereadores Alarcon Antônio Delfim, Arlison Faria Basílio e Rosildo Bernardo Rocha, no qual requerem que se dê caráter de urgência urgentíssima à tramitação do Projeto de Lei nº 04/2021 – “Dispõe sobre abertura de Crédito Suplementar e dá outras providências” com a dispensa do prazo de interstício para votação dos dois turnos, conforme art. 174, §1º do Regimento Interno, podendo, assim, ser discutido e votado pelo plenário, seus dois turnos, na mesma reunião. Logo após, leitura da Indicação 03/2021 proposta pelo Vereador Sr. Arlison Faria Basílio, na qual sugere- se à Prefeitura que as coletas de lixo no município sejam realizadas duas vezes ao dia, uma de manhã e uma à tarde, sendo ainda realizada uma coleta aos domingos de manhã. Posteriormente, discussão do Requerimento 01/2021º. Foi feita a leitura do mesmo e, em seguida, foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade de votos. O Sr. Alarcon Antônio Delfim deixou claro que, em relação ao Projeto de Lei 04/2021, a abertura de crédito não se confunde com o limite de 25% (vinte e cinco por cento), salvo engano, já previsto na Lei Orçamentária Anual. Dando seguimento, discussão, em primeiro turno, do Projeto de Lei 04/2021 que Dispõe sobre abertura de Crédito Suplementar e dá outras providências. O servidor, a pedido do relator da comissão de Constituição, Justiça e Redação, vereador Sr. Arlison Faria Basílio, fez a leitura do parecer. Depois, a Presidente da Comissão de Organização dos Poderes e Serviços Públicos e Administração Municipal, vereadora Sra. Lucinara Pereira Fabiano, fez a leitura do parecer de sua comissão. A pedido do relator da comissão de Orçamento, Finanças, Tributação da Ordem Econômica Social, vereador Sr. Antônio de Pádua Barros, o servidor fez a leitura do parecer. O Projeto de Lei 04/2021 foi colocado em votação, em primeiro turno, e foi aprovado por unanimidade de votos. Seguidamente, discussão da Emenda Aditiva ao Projeto de Lei 05/2021. O servidor, a pedido do relator da comissão de Constituição, Justiça e Redação, vereador Sr. Arlison Faria Basílio, fez a leitura do parecer da comissão e da Emenda Aditiva ao Projeto 05/2021. Depois, a Presidente da Comissão de Organização dos Poderes e Serviços Públicos e Administração Municipal, vereadora Sra. Lucinara Pereira Fabiano, fez a leitura do parecer de sua comissão. A Emenda Aditiva foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade de votos. Logo após, leitura e discussão da Emenda Supressiva ao Projeto de Lei 05/2021, a qual foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, leitura e discussão da Emenda Modificativa nº01 ao Projeto de Lei 05/2021, a qual foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade de votos. Continuadamente, leitura e discussão da Emenda Modificativa nº02 ao Projeto de Lei 05/2021, a qual foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. Seguidamente, leitura e discussão da Emenda Modificativa nº03 ao Projeto de Lei 05/2021, a qual foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. Dando sequência, discussão do Projeto de Lei 05/2021 que Dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CACS-FUNDEB, em conformidade com o artigo 212-A da Constituição Federal, regulamentado na forma da Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Como todos os vereadores estavam aptos para votar, o Projeto de Lei 05/2021, com emendas, foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade de votos. Dando continuidade, discussão do Projeto de Lei 02/2021 que Dispõe sobre a revisão geral da remuneração dos servidores Públicos Municipais da Câmara Municipal de Aiuruoca e dá outras providências. O servidor, a pedido do relator da comissão de Constituição, Justiça e Redação, vereador Sr. Arlison Faria Basílio, fez a leitura do parecer da comissão.  O Projeto de Lei 02/2021 foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade de votos. Dando continuidade, discussão do Projeto de Resolução 01/2021 que Altera denominação de espaço interno da Câmara Municipal. O servidor, a pedido do relator da comissão de Constituição, Justiça e Redação, vereador Sr. Arlison Faria Basílio, fez a leitura do parecer da comissão. O Projeto de Resolução 01/2021foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade de votos. Dando prosseguimento, votação, em segundo turno, do Projeto de Lei 04/2021 que Dispõe sobre abertura de Crédito Suplementar e dá outras providências, o qual foi aprovado, em segundo turno, por unanimidade de votos. Em seguida, passou- se para Explicações Pessoais e o vereador Sr. Alarcon Antônio Delfim fez uso da palavra para solicitar a manutenção ou troca do telhado do Prédio da Câmara Municipal de Aiuruoca. O vereador justificou seu pedido porque, no tempo das chuvas, sempre há problemas no telhado, infiltrando água. Completou dizendo que é um problema recorrente há vários anos, mas, segundo o Sr. Alarcon, os antigos Presidentes escolheram embelezar a Câmara, esquecendo- se do telhado. O Sr. Presidente disse que irá analisar e dará a resposta ao vereador. A vereadora Sra. Lucinara Pereira Fabiano solicitou que conste em ata que a reunião desse dia foi realizada como exceção por haver muitos Projetos para serem deliberados, já que as atividades da Câmara estão suspensas devido à Onda Roxa decretada no Estado de Minas Gerais. O Sr. Presidente explicou que a próxima reunião ordinária será realizada no dia 19 (dezenove) de abril, caso não permaneça as restrições da Onda Roxa. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a Reunião mandando que se lavrasse a presente ata a qual, após lida e aprovada, será por todos assinada.

Romeu Rosa Maciel – Presidente:____________________________________________

Rosildo Bernardo da Rocha – Vice-Presidente:_________________________________

Alarcon Antônio Delfim – Secretário:_________________________________________

Antônio De Pádua Barros:__________________________________________________

Arlison Faria Basílio:______________________________________________________

Francisco Lázaro Corrêa:__________________________________________________

Jociane Aparecida Flores Silva: _____________________________________________

Lucinara Pereira Fabiano:__________________________________________________

Paulo César Corrêa: _______________________________________________________