Ofício 157/2025

Ofício nº 157/2025

Da: Presidente em exercício da Câmara Municipal de Aiuruoca

Para: Ouvidoria da Vivo

Assunto: Solicitação de providências quanto à instabilidade dos serviços da operadora Vivo

Data: 09/06/2025

 

Prezado Sr. Responsável,

 

Venho, por meio deste, encaminhar ofício após entrar em contato com a central de atendimento da Vivo pelo número *8486, através dos protocolos nº 20251415209802 e da ouvidoria nº 20251409306810 com o objetivo de relatar recorrentes problemas relacionados à instabilidade dos serviços da operadora. Durante o atendimento, fui orientada a buscar suporte junto ao SAC da Vivo, o qual, por sua vez, indicou este canal de comunicação.

 

Sou vereadora neste município e também atuo no comércio de chips e recargas de operadoras. Tenho recebido diariamente diversos relatos de clientes — usuários de linhas pré-pagas, controle e pós-pagas — enfrentando as seguintes dificuldades:

 

Sinal da operadora Vivo frequentemente ausente ou extremamente fraco;

 

Indicação de conexão à internet móvel (4G), mas sem funcionamento efetivo;

 

Instabilidade em chamadas: ligações que caem, não completam ou apresentam falhas de áudio (um dos interlocutores não escuta ou há ruídos);

 

Necessidade de realizar chamadas por meio de “chamada Wi-Fi” devido à falha na ligação convencional;

 

Quedas frequentes de chamadas em andamento;

 

Instabilidade no aplicativo “Meu Vivo”;

 

Relatos de que, mesmo após assistência técnica, os problemas persistem, não estando relacionados a falhas nos aparelhos ou chips, mas sim à qualidade do sinal fornecido.

 

Diante da frequência e da gravidade das reclamações, solicito uma avaliação técnica minuciosa da infraestrutura de telecomunicações da Vivo em nosso município, com as devidas melhorias e ampliações necessárias para garantir a regularidade e a qualidade do serviço.

 

Ressalto que a precariedade nos serviços de telefonia móvel compromete não apenas a comunicação pessoal dos cidadãos, mas também o funcionamento de comércios, serviços públicos, atendimentos de urgência e o setor turístico — uma das principais fontes de renda da região.

 

Dessa forma, solicito providências urgentes para a regularização e o pleno funcionamento das torres e demais estruturas da operadora, assegurando à população o acesso a um serviço essencial e de qualidade.

 

Coloco-me à disposição para colaborar com eventuais levantamentos ou para fornecer informações adicionais que se fizerem necessárias.

 

Atenciosamente,

 

 

Marineide Siqueira Arnaut

Presidente em exercício da Câmara Municipal de Aiuruoca/MG